Política
Compartilhar

Toffoli suspende liminar que autorizava entrevista de Lula

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, determinou, na noite desta segunda-feira (1), que deve ser..

Francielly Azevedo - 01 de outubro de 2018, 22:51

Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, determinou, na noite desta segunda-feira (1), que deve ser cumprida a decisão do ministro Luiz Fux, que proibiu que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva conceda entrevista ao jornal "Folha de S. Paulo" dentro da prisão. Lula está detido na sede da Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, desde 7 de abril.

De acordo com Toffoli, essa decisão deve prevalecer sobre outros dois despachos do ministro Ricardo Lewandowski, que autorizada a entrevista. A determinação de Toffoli surgiu após o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, questionado pelo diretor-geral da Polícia Federal, perguntar ao STF sobre qual decisão seguir: a de Fuz ou a de Lewandowski.

"Diante da solicitação, a fim de dirimir a dúvida no cumprimento de determinação desta Corte, cumpra-se, em toda a sua extensão, a decisão liminar proferida, em 28/9/18, pelo Vice-Presidente da Corte, Ministro Luiz Fux, no exercício da Presidência, nos termos regimentais, até posterior deliberação do Plenário", despachou Toffoli.

A decisão final será tomada pelo plenário do STF. O julgamento do pedido ainda não tem data definida.

VAI NÃO VAI

Na última sexta-feira (28), Lewandowski tinha concedido autorização para entrevista, sustentando que a liberdade de imprensa deveria ser garantida. No mesmo dia, Fux revogou a liminar.

O jornal recorreu e nesta segunda-feira Lewandowski autorizou novamente a entrevista.

PRISÃO DE LULA

Lula está preso na sede da Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, desde o dia 7 de abril. O ex-presidente cumpre pena de 12 anos e um mês pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no processo do tríplex do Guarujá, no âmbito da Operação Lava Jato.