
Lava Jato questiona pedidos de visitas a sala onde Lula está preso
BandNews FM Curitiba
19 de abril de 2018, 11:56
O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) negou, nesta quinta-feira (19), mais um recurso do ex-ministro Chefe da ..
Jordana Martinez - 19 de abril de 2018, 15:06
O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) negou, nesta quinta-feira (19), mais um recurso do ex-ministro Chefe da Casa Civil, José Dirceu, e manteve a pena anterior de 30 anos e noves meses de prisão pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa, no âmbito da Operação Lava Jato.
A defesa de Dirceu ainda pode apresentar um último recurso, os embargos de declaração contra a rejeição dos infringentes, apenas protelando o encerramento do trâmite em segunda instância, já que o recurso não reverte a condenação.
A partir daí o juiz Sérgio Moro poderá decretar a prisão de Dirceu, já que o Supremo Tribunal Federal (STF) autoriza a execução provisória de pena após encerrado o trâmite em segunda instância.
Dirceu está preso desde agosto de 2015 no Complexo Médico-Penal em Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Em maio do ano passado, José Dirceu foi condenado a 23 anos de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Em setembro de 2017, o TRF4 aumentou a pena para 30 anos e nove meses.
Segundo a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), Dirceu teve participação no esquema montada pela Engevix, uma das empreiteiras que formaram um cartel para fraudar licitações da Petrobras a partir de 2005.