André Vargas é absolvido em segunda instância em caso da Lava Jato

Francielly Azevedo


O ex-deputado federal paranaense André Vargas foi absolvido pela 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), nesta quarta-feira (18), do crime de lavagem de dinheiro pela compra de um imóvel bairro Alphaville Jacarandá, em Londrina, no ano de 2011. Além do ex-parlamentar, o irmão dele Leon Denis Vargas Hilário também foi absolvido.

Segundo o relator, desembargado Leandro Paulsen, a casa foi comprada em janeiro de 2011 e os valores pagos em propina ao ex-deputado teriam sido feitos entre 2013 e 2015.  “Não há como se afirmar categoricamente que a aquisição do bem se deu por intermédio de recursos auferidos anteriormente mediante prática de crimes”, analisou Paulsen.

LAVA JATO

O processo corre no âmbito da Operação Lava Jato. Na primeira instância, em setembro de 2015, o juiz federal Sérgio Moro havia condenado Vargas a quatro anos e seis meses de prisão pelo crime de lavagem de dinheiro. Já o irmão do ex-deputado tinha sido condenado por moro a três anos em regime aberto pelo mesmo crime.

Os dois já foram condenados pelo TRF4 em outro processo, em maio de 2017. Vargas a 13 anos, 10 meses e 24 dias, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, e Leon a 10 anos e 10 meses, por lavagem de dinheiro. A denúncia envolvia um esquema de propina por meio de contratos com o Ministério da Saúde e Caixa Econômica Federal, intermediados por Vargas.

Eles tiveram embargos infringentes negados e os recursos às cortes superiores inadmitidos, mas entraram com agravo contra a decisão.

André Vargas chegou a ser vice-presidente da Câmara dos Deputados e era filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT).Atualmente, sem partido e com mandato cassado, cumpre pena no Complexo Médico-Penal em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

Previous ArticleNext Article
Avatar
Jornalista, formada pela Universidade Tuiuti do Paraná. Tem passagens pela TV Educativa, TV Assembleia, TV Transamérica, CATVE, Rádio Iguassu e Folha de Londrina. Atualmente trabalha no Paraná Portal e na Rádio CBN.
[post_explorer post_id="537423" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]