TRF4 determina que Vaccari e Bumlai cumpram pena em processo da Lava Jato

Francielly Azevedo


O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) determinou, nesta quinta-feira (16), que o ex-tesoureiro do Partido dos Trabalhadores (PT) João Vaccari Neto e o pecuarista José Carlos Bumlai cumpram suas penas na Operação Lava Jato. Os recursos dos réus foram negados em julgamento nesta quinta-feira (16).

Vaccari foi condenador a seis anos e oito meses de prisão por corrupção passiva. Enquanto Bumlai teve a sentença de nove anos e 10 meses por gestão fraudulenta de instituição financeira e corrupção.

Além de determinar o cumprimento das penas, O TRF4 negou o pedido de envio das ações para a Justiça Eleitoral. O colegiado entendeu pela inexistência de crime eleitoral.

O CASO

O Ministério Público Federal (MPF) aponta o empréstimo de R$ 12 milhões concedido pelo Banco Schahin em 2004 ao pecuarista Bumlai para repasse ao Partido dos Trabalhadores (PT) em troca de contrato com a Petrobras. Com o pagamento da vantagem indevida, a empresa Schahin Engenharia passou a operar, a partir de 2009, o navio-sonda Vitória 10.000. O contrato valia por 10 anos, prorrogáveis por mais 10, num valor global de 1,5 milhões de dólares.

FERNANDO BAIANO

No mesmo julgamento, o TRF4 manteve suspensa a ação contra o lobista Fernando Baiano. Ele permanece cumprindo pena em regime domiciliar com tornozeleira eletrônica. O acordo foi feito em colaboração premiada.

Baiano pedia a anulação da condenação com a justificativa de que já foi condenado em um processo anterior a 26 anos de prisão, sendo que o acordo de colaboração prevê pena máxima de 25 anos.

Previous ArticleNext Article
Jornalista, formada pela Universidade Tuiuti do Paraná. Tem passagens pela TV Educativa, TV Assembleia, TV Transamérica, CATVE, Rádio Iguassu e Folha de Londrina. Atualmente trabalha no Paraná Portal e na Rádio CBN.
[post_explorer post_id="621852" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]