Últimas pesquisas antes da votação apontam vitória de Bolsonaro, mas distância para Haddad cai

Francielly Azevedo


Na véspera da eleição, as últimas pesquisas de intenção de voto para presidência da República indicam vitória do candidato Jair Bolsonaro (PSL). Porém, a distância dele para Fernando Haddad (PT) diminuiu.

Um candidato é eleito no 2º turno se obtiver 50% mais um dos votos válidos na apuração oficial. O percentual de votos válidos de cada candidato corresponde à proporção de votos do candidato sobre o total de votos, excluídos os votos brancos, nulos e indecisos.

IBOPE

Conforme a pesquisa Ibope, divulgada na noite deste sábado (27), a diferença entre os dois caiu para oito pontos. Bolsonaro tem 54% dos votos válidos, enquanto Haddad tem 46%. Na pesquisa anterior, Bolsonaro tinha 57% e Haddad, 43% dos votos válidos.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e “O Estado de S.Paulo” e registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR‐ 02934/2018. Foram ouvidos 3.010 eleitores, entre os dias 26 e 27 de outubro.

O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro, que é de 2 pontos, para mais ou para menos.

DATAFOLHA

Conforme a pesquisa Datafolha, também divulgada na noite deste sábado, a diferença entre os dois candidatos é de 10 pontos percentuais. Bolsonaro tem 55% dos votos válidos, ante 45% de Haddad. Na pesquisa anterior, Bolsonaro tinha 56% e Haddad 44%. A diferença entre os dois chegou a 18 pontos percentuais há nove dias.

O Datafolha fez 18.371 entrevistas em 340 municípios na sexta (26) e neste sábado. A pesquisa foi contratada pela Folha e pela TV Globo, e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-02460/2018. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

 

 

 

Previous ArticleNext Article
Avatar
Jornalista, formada pela Universidade Tuiuti do Paraná. Tem passagens pela TV Educativa, TV Assembleia, TV Transamérica, CATVE, Rádio Iguassu e Folha de Londrina. Atualmente trabalha no Paraná Portal e na Rádio CBN.