Último debate marca arrancada final na campanha ao governo do Paraná

Francielly Azevedo


O último debate na televisão, nesta terça-feira (2), marca a arrancada final na campanha dos candidatos ao governo do Paraná. O programa, promovido pela RPC TV, reuniu seis aspirantes ao Palácio Iguaçu: Cida Borghetti (PP), Ratinho Junior (PSD), João Arruda (MDB), Professor Piva (PSOL), Ogier Buchi (PSL) e Dr. Rosinha (PT).

O candidato João Arruda, terceiro colocado nas pesquisas, trabalha para ultrapassar Cida Borgheti e chegar a um segundo turno com Ratinho Junior, líder nas intenções de voto. “São os últimos dias, um momento comprovado por pesquisas, em que as pessoas estão decidindo o voto. Uma eleição atípica, mais curta e as pessoas muito focadas nas eleições presidenciais. Estou muito confiante que na reta final nós vamos virar o jogo e chegar no segundo turno da eleição para fazer uma nova disputa. O eleitor quer mais tempo para conhecer seus candidatos, seus projetos, suas propostas”, disse.

Arruda aposta na posição de oposição ao ex-governador Beto Richa e assim pretende desbancar Cida e Ratinho. “Existe uma insatisfação muito grande, escândalos de corrupção e os outros dois candidatos são a mesma coisa, eles fazem parte do mesmo grupo e eu represento a oposição deste grupo que está aí”, ressaltou.

Cida afirmou que o perfil dela não condiz as discussões ásperas e voltou a destacar que cortou relações com Richa. Nesses últimos dias, a progressista deve focar na conversa direta com a população. “Sempre discutindo e conversando com a população sobre o Paraná o que queremos para os nossos jovens, mulheres, idosos e crianças. Acho que essa é a verdadeira discussão. O desenvolvimento, mas sempre focado em um tripé bastante importante: educação, saúde e segurança pública. Além de oportunidades de empregos aos pais e mães de família e cursos profissionalizantes aos jovens”, destacou.

Ratinho salientou que quer evitar os embates diretos e agressivos, que segundo ele fazem parte da “velha política”. O candidato do PSD pretende conquistar o máximo de eleitores possíveis para arrematar o pleito no primeiro turno. “Vou buscar o eleitor que ainda está indeciso, avaliando qual o melhor candidato, e dar a garantia para esse eleitor que o nosso projeto é o melhor para o Paraná. Agora é dedicação a Curitiba e Região Metropolitana, eu tenho uma agenda em Ponta Grossa. Nós seguimos o planejamento de focar no interior durante a campanha e agora nesta reta final em Curitiba”, explicou.

Piva contou que pela falta de recursos, deve concentrar a campanha na região de Curitiba. “Vamos focar na Região Metropolitana de Curitiba, até porque é onde o nosso recurso permite que a gente consiga chegar. Nós temos R$ 15.400, acho que dá pra pagar um segurador de bandeira da Cida por dia”, ironizou.

Dr. Rosinha ressaltou a importância do último debate e contou qual a estratégia para essa reta final. “A importância do último debate em qualquer eleição é que muitos eleitores ainda não definiram o voto. Então se nos anteriores era para se tornar conhecido, este é para conquistar o eleitor. Nessa reta final, eu vou para rua pedir voto e conversar com o maior número de pessoas. Porque agora o que vale é ficar na rua. Até porque eu sou o único que não tem nenhuma mídia, nenhuma máquina na mão, então eu sou o único que sou povo e tenho que ficar no meio do povo”, disse.

Ogier também avaliou o que representa o último debate. “O debate é o momento mais democrático da eleição, é o momento que você consegue perceber se o candidato tem ou não preparo para aquilo que ele se propõe fazer para o estado”, afirmou.

O primeiro turno das eleições será no próximo domingo (7), das 8h às 17h. Além dos seis participantes do debate, o Paraná tem mais quatro candidatos ao governo: Geonísio Marinho (PRTB), Jorge Bernardi (Rede), Professor Ivan Bernardo (PSTU) e Priscila Ebara (PCO).

Previous ArticleNext Article
Avatar
Jornalista, formada pela Universidade Tuiuti do Paraná. Tem passagens pela TV Educativa, TV Assembleia, TV Transamérica, CATVE, Rádio Iguassu e Folha de Londrina. Atualmente trabalha no Paraná Portal e na Rádio CBN.