Política
Compartilhar

União Brasil costura aliança com PSD e apoiará reeleição de Ratinho Junior

O anúncio oficial será realizado na próxima terça-feira, dia 2 de agosto, em Curitiba, durante a convenção estadual do partido

Redação - 26 de julho de 2022, 20:52

Arquivo/Rodrigo Félix Leal/ANPr
Arquivo/Rodrigo Félix Leal/ANPr

O União Brasil vai apoiar a reeleição do governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD). A aliança entre os partidos foi selada nesta terça-feira (26) e será formalizada durante a convenção estadual do União Brasil, marcada para a próxima terça-feira (2).

Segundo interlocutores do partido, a decisão de apoiar a reeleição de Ratinho Junior foi selada após uma reunião do governador com o presidente estadual da legenda, o deputado federal Felipe Francischini.

O vice-presidente nacional da legenda, Antônio Rueda, também realizou uma conferência com o atual governador do Paraná para firmar as bases da aliança.

O presidente do União Brasil em Curitiba, deputado federal Ney Leprevost, também teve atuação fundamental na negociação. O parlamentar mantém boa relação com Ratinho Junior, tendo ocupado o cargo de secretário de Estado da Justiça, Família e Trabalho até o prazo de desincompatibilização, em abril.

A coligação entre União Brasil e PSD para o Governo do Paraná será anunciada formalmente na convenção estadual do partido. O evento será realizado em Curitiba, no no Espaço Torres, a partir das 10h da próxima terça-feira, dia 2 de agosto.

A aliança também vai potencializar o tempo de Ratinho Junior no horário eleitoral gratuito, no rádio e na televisão. O cálculo é feito com base na bancada de deputados federais. O União Brasil, que surgiu da fusão de DEM e PSL, elegeu 81 deputados em 2018, o que garante 1 minuto e 30 segundos no horário eleitoral.

Ratinho Junior ainda não anunciou quem apoiará para o Senado. O União Brasil lançará a candidatura do ex-juiz Sergio Moro. Outros nomes aguardam o aceno do governador, como o ex-chefe da Casa Civil, Guto Silva (PP), e o candidato de Jair Bolsonaro no Paraná, Paulo Martins (PL).

A convenção estadual do PSD, presidido no Paraná por Ratinho Junior, está marcada para o próximo sábado, dia 30 de julho, no Expotrade Convention Center, em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. Na mesma data ocorrem as convenções de PDT, PSOL, PROS e Republicanos.