Vereadora é denunciada por usar ‘roupas inadequadas’ na Câmara

Fernando Garcel


A vereadora Nanci Rafain Andreola (PDT), de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, foi alvo de uma denúncia por parte de um morador da cidade por usar “roupas inadequadas” na Câmara do município. O requerimento pediu que ela fosse investigada por quebra de decoro parlamentar. Após a leitura, a denúncia foi arquivada.

Na denúncia, o morador citou o caso do então vereador Paulo Rocha (PMDB) que “usava roupas coloridas e extravagantes, além de ternos de bolinhas e estampas de super-heróis”. De acordo com o requerimento, para mostrar que a Câmara de Vereadores é uma casa de leis e de respeito foi aprovada, em 2013, alteração no regimento interno para que as vestimentas fossem padronizadas.

“O vereador não deve se apresentar conforme acha e sim como manda o regimento”, declarou Carlos Teles de Menezes na denúncia que também tinha anexos de fotos da vereadora e notícias veiculadas em sites e portais de notícias locais. “A vereadora infringiu o regimento interno por 13 vezes”, afirma o morador. Ele cita vezes em que a parlamentar usou terno vermelho e branco, casaco verde e lenço, blusa estampada e outras vezes em que a vereadora não teria seguido as normas da Casa.

A partir de 1h06 da sessão: [insertmedia id=”yuFI-c7aGkw”]

Arquivamento da denúncia

A denúncia foi arquivada pois a própria parlamentar propôs a mudança no regimento interno em abril. O texto do regimento interno foi alterado e ganhou uma nova redação, que inclui, para mulheres, “traje feminino compatível com a decência e discrição exigidas para o respectivo local”.

Em entrevista a afiliada da Rede Globo em Foz do Iguaçu, a vereadora afirmou que está tranquila e à disposição da população. “Eu fico feliz, não estou vindo aqui com roupas chamativas e fico feliz. Sinal que estão me olhando e me notando”, disse. “Ninguém está vindo aqui de Cicciolina”, disse em referência a ex-atriz pornô e ex-deputada do parlamento italiano.

> Vereadora propõe o uso de roupas coloridas na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu

Em abril, a vereadora Nanci Rafain Andreola propôs a liberação do uso de roupas coloridas durante as sessões da Câmara Municipal da cidade. De acordo com a Nanci Rafain, a proposta de alteração precisou ser apresentada para evitar que o regimento interno fosse descumprido, especialmente, pelas mulheres. “É um absurdo nós, mulheres, ficarmos com estes vestuários. Vamos parecer sempre com a mesma aparência, dar a impressão que estamos de luto. Então pedi que voltassem as roupas normais, do dia a dia, coloridas”, explicou na época.

Previous ArticleNext Article