Geral
Vereadores de Curitiba avaliam criação de programa de proteção contra atentados violentos
Foto: Arquivo/Cesar Brustolin/SMCS

Vereadores de Curitiba avaliam criação de programa de proteção contra atentados violentos

A iniciativa propõe o treinamento da comunidade escolar para identificar ameaças e agir em caso de ataques violentos.

Rafael Nascimento - terça-feira, 8 de agosto de 2023 - 08:01

Os vereadores de Curitiba avaliam a criação de um programa municipal de proteção contra atentados violentos. O dispositivo é previsto em um projeto de lei que está na da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara nesta terça-feira (8).

A iniciativa foi apresentada no Legislativo Municipal pela vereadora Giorgia Prates – Mandata Preta (PT), e propõe o treinamento da comunidade escolar para identificar ameaças e agir em caso de ataques violentos, combinando capacitação, tecnologia e engajamento do entorno das instituições de ensino. 

O texto também traz ações específicas para professores e funcionários, agentes de segurança, estudantes e para outros agentes para atuam no entorno das escolas municipais.

Ainda conforme o projeto de lei, as iniciativas contemplam, por exemplo, “capacitação para identificar possíveis ameaças ao ambiente escolar”, “adoção de canal rápido de comunicação com a Polícia Militar e com a Guarda Municipal”, “ações formativas que busquem a cultura de paz nas escolas” e “monitoramento contínuo de potenciais ameaças às escolas públicas”.

Na CCJ, a matéria está sob a relatoria do vereador Ezequias Barros (PMB). Apesar da crescente preocupação da comunidade escolar com a segurança nos estabelecimentos de ensino no Estado, diante de casos como o ataque à uma escola de Cambé que vitimou dois alunos, o parecer do parlamentar é pelo arquivamento

Na última semana, o texto chegou a ser incluído na pauta, mas Angelo Vanhoni (PT) pediu vista à matéria.

Compartilhe