Vídeo em que eleitor digita 1 e aparece voto em Haddad é falso; Técnico de edição explica

Fernando Garcel


Desde o início da corrida eleitoral, as redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, estão inundados de notícias falsas. Agora, um vídeo mostra um eleitor que digita a tecla 1 e automaticamente aparece a chapa de Fernando Haddad e Manuela d’Ávila. O vídeo, segundo técnico do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), é falso e foi editado.

Veja:

O vídeo ganhou notoriedade após ser compartilhado por Flavio Bolsonaro, candidato do PSL ao Senado pelo Rio de Janeiro, filho de Jair Bolsonaro, no Twitter. Após a explicação por parte dos técnicos do TRE, o candidato excluiu o vídeo e agradeceu. “Como cidadão exijo o esclarecimento de qualquer fato encaminhado pelos eleitores. Se houvesse o voto impresso nada disso estaria acontecendo. Obrigado”, declarou.

Em nota, o TRE afirma que as votações estão ocorrendo em absoluta normalidade e que não há risco de fraude na votação.”Todas as urnas eletrônicas foram submetidas a rigoroso controle e testes de segurança, não havendo risco da existência de fraude na votação. Os boatos disseminados nas redes sociais em relação a eventuais falhas em algumas urnas serão objeto de imediata apuração”, explica o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná.

Previous ArticleNext Article