Paranaguá inaugura Centro de Proteção Ambiental

Por Túlio BandeiraO Porto de Paranaguá será o primeiro porto público do Brasil a contar com uma base para atendim..

Redação - 22 de dezembro de 2016, 15:17

Por Túlio Bandeira

O Porto de Paranaguá será o primeiro porto público do Brasil a contar com uma base para atendimentos a emergências ambientais envolvendo derramamentos químicos e de óleo, integrado ao atendimento à fauna petrolizada.

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA),  investiu cerca de R$ 19,5 milhões no Centro de Proteção Ambiental, incluindo a construção do prédio, com 1.129 metros quadrados e dois pavimentos, aquisição de equipamentos, manutenção e operacionalização do Centro.

Entre os equipamentos que estão a disposição do Centro estão, tanque inflável flutuante para colocar o óleo recolhido, recolhedor de óleo, motobomba, mangueiras, barreira absorvente para óleos e produtos químicos, barreiras de contenção, lanchas rápidas e um caminhão especializado para emergências.

O Diretor Presidente da APPA, Luiz Henrique Dividino, lembrou em seu discurso, que o ano passado, Paranaguá teve um acidente de proporção gravíssima com a explosão do navio Vicunha, espalhando óleo por toda a baía de Paranaguá, levando dez dias para se fazer alguma ação que resolvesse o problema. Dividino fala que com o Centro, esse tipo de acidente poderá ser resolvido em uma hora.

O governador Beto Richa salientou que o Paraná está dando grandes exemplos de desenvolvimento para o Brasil. "O Centro de Proteção Ambiental das Baías de Paranaguá e Antonina, Edgard Meira de Vasconcelos Filho, foi projetado com muita dedicação e qualificação, mostrando que o governo trata a questão ambiental com muita seriedade . O Porto de Paranaguá será um dos melhores do Brasil", encerrou o governador.

Ainda na cerimonia de inauguração foi prestado uma homenagem a família de Edgard Meira de Vasconcelos Filho, chefe de gabinete da APPA e que faleceu recentemente. Ele foi um dos entusiastas na construção do Centro, por isso leva o seu nome.