10 anos de dança: festival busca promover apresentações artísticas de companhias e dançarinos profissionais

Guilherme Grandi


Com Metro Jornal

Estreia nesta semana a décima edição da Mostra Paranaense de Dança, evento produzido pela Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra, que divulga e incentiva a dança do Paraná e de outros estados. Em comemoração aos seus 10 anos de atividade, a mostra reúne trabalhos de escolas e de academias dos mais variadas estilos de dança e faixas etárias.

Além disso, o festival oferece ao público espetáculos de companhias e bailarinos profissionais e oficinas de aprimoramento artístico e técnico. Além de Curitiba, o evento também vai passar em Ponta Grossa, Francisco Beltrão, Campo Mourão e Arapongas.

O coordenador da mostra, Jorge Schneider, contou ao Metro Jornal que um dos destaques da edição deste ano é a quantidade de inscritos, que foi muito maior do que o previsto. “A nossa previsão é que seja um público bem grande. Aqui em Curitiba o espetáculo de abertura da mostra vai contar com a presença de artistas internacionais que foram finalistas e premiados no festival de dança alemão Stuttgart e que realizam uma turnê mundial que passa dentro da nossa mostra”.

Jorge também ressalta que a cada noite um convidado especial diferente fará a abertura do programa. Além das apresentações dos grupos, o evento também promove cerca de 30 oficinas que vão acontecer durante a etapa final, em julho. O coordenador explica que essas oficinas vão reunir profissionais de dança habilitados para que os participantes da mostra possam ter um momento de entrosamento e conhecimento com esses bailarinos.

O festival, que também tem como objetivo a interação entre os participantes e os profissionais de dança dos mais variados lugares, além do incentivo à profissionalização dos jovens estudantes, estima que 2.500 artistas inscritos participem do evento. A mostra também conta com apresentações de coreografias de diferentes gêneros, como solos de dança contemporânea a preços populares com dançarinos de países distintos.

A abertura da mostra conta com a presença de renomados artistas do cenário internacional da dança, como Maxime Van Lishout e Louis Thuriot da Bélgica, Veronika Akopova da França, Ravid Abarbanelm de Isarel, e o bailarino italiano Pasquale Lombardi, solista intérprete da coreografia TZID, premiada no Festival Internacional de Stuttgart.

Na edição do ano passado, o festival reuniu cerca de 15 mil pessoas. Ao todo, o evento contou com a participação de 83 grupos de dança de mais de 50 cidades diferentes. Neste ano, entre os trabalhos que serão apresentados no festival, estão incluídas as modalidades balé clássico livre, dança moderna, contemporânea, dança do ventre e de salão, jazz, dança afro, sapateado, entre outros estilos.

A mostra, que também visa a formação artística da plateia e o estímulo à criatividade coletiva e individual, acontece em Curitiba entre os dias 3 e 7 de maio no Guairinha. Já as apresentações dos finalistas do festival acontecerão entre os dias 16 e 18 de junho, no Guairão.

Serviço:
“Mostra paranaense de dança 2017 – seletiva Curitiba”
Quarta (3) e quinta (4), às 20h, no Teatro Guaíra
Rua XV de Novembro, 971, Centro
Ingressos a partir de R$ 5 (compre aqui)
41 3315-0808

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="5837" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]