24ª Expotécnica será realizada em Sabáudia

Mariana Ohde


A Emater vai promover nos dias 6 e 7 de julho a 24ª Expotécnica, em Sabáudia, no Norte do Estado. É o maior evento agropecuário do país realizado nos limites de uma propriedade rural. Durante dois dias na propriedade São José, pertencente a Cláudio Vicente d’Agostini, deverá receber cerca de 3 mil visitantes, de cem municípios.

O evento é promovido pelo Sistema Estadual de Agricultura do Paraná, que envolve o Instituto Emater, Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, Prefeitura de Sabáudia e Território Vale do Ivaí. Pelo menos 130 empresas parceiras vão mostrar inovações tecnológicas durante o evento.

O tema principal da Expotécnica deste ano é o desenvolvimento rural sustentável e territorial na região Norte do Paraná, bem como a segurança alimentar e preservação dos solos. A feira vai demonstrar tecnologias em manejo de solos e águas, diversificação das propriedades agrícolas, equipamentos, máquinas, produtos e serviços integrados às cadeias produtivas do agronegócio, sempre com foco na agricultura familiar. Serão realizados diversos dias de campo e oficinas.

Para o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, a Expotécnica é um exemplo vivo da estratégia de trabalho da Extensão Rural que tem contribuído para a evolução da agropecuária paranaense. “Os produtores terão a oportunidade de conhecer sistemas de produção eficientes e tecnologias de ponta”, afirmou.

Ortigara ressalta que ações como a Expotécnica mostram que é possível elevar os patamares de produtividade não somente da produção de grãos, como também da agropecuária em geral. “Para atingir esse objetivo o produtor deve inovar. Essa inovação deve buscar uma lavoura sustentável, isto é, com safras cada vez maiores, custos menores, e preservação da fertilidade do solo, da sua estrutura física e da capacidade de armazenar água. Afinal, esses dois recursos naturais são dependentes um do outro”, acrescentou.

MISSÃO EXTENSIONISTA – O desenvolvimento rural sustentável, tema da Expotécnica, é parte importante da missão do Instituto Emater, na opinião de Rubens Niederheitmann, diretor-presidente da instituição. “A sustentabilidade tem, além dos aspectos sociais e ambientais, um componente econômico”, disse. Segundo ele, o lucro é necessário, do contrário a atividade agropecuária não tem continuidade. Para lucros crescentes, é preciso reduzir os custos de produção, sobretudo com a racionalização do uso de insumos, maior produtividade e a garantia da manutenção de bons níveis de fertilidade, além da garantia de água em quantidade e com qualidade.

Niederheitmann afirmou que são essas orientações que os extensionistas estão levando diariamente aos produtores e que serão discutidas durante a Expotécnica. Ele lembrou que a difusão dessas práticas conservacionistas contam com o apoio de programas como o Prosolo Paraná e Microbacias.

Haverá apresentações de máquinas e equipamentos e a Feira de Máquinas e Equipamentos Usados. Se o interesse é a produção de alimentos, a opção é a Feira da Agroindústria que vai promover a produção local. O turismo rural terá um espaço devido sua importância para os municípios da região.

A tradicional cafeicultura volta a ser tema de discussão, mas o assunto será a mecanização do plantio de café e os novos cenários que surgem para quem lida com a atividade. Os produtores terão acesso a informações para planejar as próximas safras e poderão discutir a inclusão social, mercados, a participação da mulher no campo e a melhoria das economias local e regional com produtos e subprodutos do meio rural.

Os organizadores querem promover o contato entre produtores, instituições de pesquisas, assistência técnica, extensão rural, financeiras, indústria de equipamentos, instituições públicas, colégios agrícolas, universidades federais, estaduais e regionais.

Previous ArticleNext Article
Repórter no Paraná Portal
[post_explorer post_id="481353" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]