
Livraria reúne críticos de cinema para palpitar sobre Oscar 2018
Caderno Gente
21 de fevereiro de 2018, 07:00
Por MetroO brasileiro está levando mais tempo para voltar ao mercado de trabalho. Segundo pesquisa do SPC Brasil,..
Mariana Ohde - 21 de fevereiro de 2018, 08:15
Por Metro
O brasileiro está levando mais tempo para voltar ao mercado de trabalho. Segundo pesquisa do SPC Brasil, o período médio de desemprego chegou a 14 meses em 2017, maior do que o observado em 2016, quando girava em torno de 12 meses.
Entre os que já tiveram um emprego antes, 34% atuavam no segmento de serviços, enquanto 33% no setor de comércio e 14% na indústria. A média de permanência no último emprego foi de aproximadamente dois anos e nove meses.
No último emprego, 40% dos desempregados possuíam carteira assinada, 14% eram informais e 11% autônomos ou profissionais liberais. Já 8% dos desempregados atuais estão buscando a primeira oportunidade profissional.
“Tudo aponta para um cenário de recuperação no mercado de trabalho, mas este ainda é um movimento tímido e que, no momento, permanece concentrado na informalidade, o que implica em contratações sem carteira assinada e atividades feitas por conta própria”, avalia o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro.
A pesquisa mostra ainda que 61% estão dispostos a ganhar menos do que recebiam no último emprego. As principais justificativas são que o que importa atualmente é voltar ao mercado de trabalho (23%) e arrumar um emprego para pagar as despesas (22%).
Por outro lado, 39% não estão dispostos a receber menos, sendo a razão mais citada o fato de encararem o salário menor como regressão profissional (19%), seguido da possibilidade de ser difícil voltar ao patamar salarial que possuía antes (13%).