Sem categoria
Compartilhar

Brasileiros esperam 14 meses por novo emprego, diz SPC Brasil

Por MetroO brasileiro está levando mais tempo para voltar ao mercado de trabalho. Segundo pesquisa do SPC Brasil,..

Mariana Ohde - 21 de fevereiro de 2018, 08:15

Por Metro

O brasileiro está levando mais tempo para voltar ao mercado de trabalho. Segundo pesquisa do SPC Brasil, o período médio de desemprego chegou a 14 meses em 2017, maior do que o observado em 2016, quando girava em torno de 12 meses.

Entre os que já tiveram um emprego antes, 34% atuavam no segmento de serviços, enquanto 33% no setor de comércio e 14% na indústria. A média de permanência no último emprego foi de aproximadamente dois anos e nove meses.

No último emprego, 40% dos desempregados possuíam carteira assinada, 14% eram informais e 11% autônomos ou profissionais liberais. Já 8% dos desempregados atuais estão buscando a primeira oportunidade profissional.

“Tudo aponta para um cenário de recuperação no mercado de trabalho, mas este ainda é um movimento tímido e que, no momento, permanece concentrado na informalidade, o que implica em contratações sem carteira assinada e atividades feitas por conta própria”, avalia o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro.

A pesquisa mostra ainda que 61% estão dispostos a ganhar menos do que recebiam no último emprego. As principais justificativas são que o que importa atualmente é voltar ao mercado de trabalho (23%) e arrumar um emprego para pagar as despesas (22%).

Por outro lado, 39% não estão dispostos a receber menos, sendo a razão mais citada o fato de encararem o salário menor como regressão profissional (19%), seguido da possibilidade de ser difícil voltar ao patamar salarial que possuía antes (13%).