Sob escassez, policiais esperam 9,4 mil coletes à prova de balas

Mariana Ohde


Por Metro Curitiba

A Polícia Militar (PM) e outras forças de segurança do Paraná esperam receber do governo, em breve, dois lotes com um total de 9.377 novos coletes balísticos, item que hoje está em quantidade abaixo da recomendada.

Na última quinta-feira o comando da PM publicou um memorando informando que, devido à “escassez”, todos os policiais devem devolver até a próxima sexta os coletes que levam consigo.

Os agentes passarão a revezar o equipamento. Para a Amai (Associação de Defesa dos Direitos dos Policiais Militares Ativos, Inativos e Pensionistas), a medida é problemática por duas razões. “Em primeiro, é anti-higiênico.

Além disso, se um policial termina seu turno e volta para casa fardado, mas sem o colete, fica muito exposto caso presencie uma ocorrência como um assalto e precise agir”, avalia o Cel. César Alberto Souza, da direção da Amai.

A licitação para a compra dos coletes – quase 8 mil para a PM e os 1,4 mil restantes para policiais civis e agentes penitenciários – ocorreu via pregão eletrônico em 12 de janeiro, mas, segundo a Seap (Secretaria de Admistração e Previdência), ainda está na fase de análise de documentação da empresa vencedora, que venceu a concorrência por R$ 8,15 milhões.

A Sesp (Secretaria de Segurança Pública) afirma que “a compra dos coletes balísticos é uma prioridade do secretário Júlio Reis”, que assumiu o cargo no início do mês.

Novos coletes

Licitação ocorreu no dia 12 de janeiro, mas ainda está em fase de análise de documentação da empresa vencedora. Serão entregues coletes à PM, à Polícia Civil e ao Departamento Penitenciário.

Ao todo, são esperados quase 10 mil equipamentos

• Masculinos
PM – 6.761 coletes
PC – 1.000 coletes
Depen – 321 coletes
Total – 8.082 coletes

• Femininos
PM – 1.193 coletes
Depen – 102 coletes
Total – 1.295 coletes

• Total geral 9.377 coletes

Previous ArticleNext Article
Repórter no Paraná Portal
[post_explorer post_id="485136" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]