Emater promove debate sobre certificação da erva-mate

Mariana Ohde


A Emater, Secretaria de Estado da Agricultura e Associação dos Municípios Sul Paranaenses realizam em União da Vitória, no dia 9 de novembro, o 3° Fórum Institucional da Cadeia Produtiva da Erva-Mate do Paraná, com os debates concentrados no tema certificação.

Na oportunidade, serão apresentadas algumas experiências de certificação já em prática no estado e que podem contribuir para o desenvolvimento desse processo visando atender exigências de compradores internacionais do produto.

Atualmente, cerca de 20% da produção paranaense de erva-mate tem como o destino outros países. A certificação do produto é uma necessidade para a manutenção desses mercados e ainda criar condições para a realização de novos negócios.

O Paraná é o principal produtor nacional de erva-mate, com de 400 mil toneladas colhidas todo ano. O Rio Grande do Sul vem em seguida, com 265 mil toneladas. Hoje, aproximadamente 80% da produção brasileira de erva-mate se destina ao mercado interno. Desse total, 96% são consumidos como chimarrão e 4% na forma de chás e outros usos. No Paraná, a erva-mate ocorre naturalmente em 151 municípios, se concentrando na região Centro-Sul.

A atividade está presente em mais de 37 mil propriedades rurais paranaenses proporcionando um Valor Bruto de Produção superior a R$ 450 milhões anuais.

Previous ArticleNext Article
Mariana Ohde
Repórter no Paraná Portal