Sem categoria
Compartilhar

4º Fidé exibe 29 filmes documentais em Curitiba

Com Metro JornalCuritiba recebe a partir desta sexta (27) a quarta edição brasileira do Fidé, Festival Internacional de ..

Guilherme Grandi - 27 de outubro de 2017, 16:05

Festival Internacional de Documentário Estudantil traz nova edição à capital com curtas, médias e longas feitos em 15 países. [foto: divulgação]
Festival Internacional de Documentário Estudantil traz nova edição à capital com curtas, médias e longas feitos em 15 países. [foto: divulgação]

Com Metro Jornal

Curitiba recebe a partir desta sexta (27) a quarta edição brasileira do Fidé, Festival Internacional de Documentário Estudantil. Concebido e realizado na França desde 2008, o evento promove mais uma edição para exibir, discutir e difundir a produção documental de estudantes do mundo inteiro.

Neste ano, o festival traz 29 documentários, entre curtas, médias e longas-metragens, produzidos em 15 países, como Inglaterra, Portugal, Argentina e Israel. Com produções de diferentes linguagens, temas, formatos e abordagens, o Fidé busca ampliar a compreensão do público sobre documentarismo e evidenciar a cultura de cada país.

O produtor de cinema Demian Garcia e a jornalista Mariana Sanchez, realizadores do festival, contaram ao Metro Jornal que a ideia do evento é mostrar ao público um olhar diferente sobre as coisas. “A gente percebe que estudantes podem, sim, fazer bons trabalhos e que o documentário é uma forma de fazer cinema cada vez mais interessante. No Brasil, o documentário ainda é muito associado à reportagem jornalística. Um documentário é um recorte, uma visão pessoal sobre um assunto, mostrando uma visão de mundo olhado para as pessoas. O objetivo do Fidé é valorizar e difundir a produção documental estudantil e tentar contribuir para um pensamento mais crítico das pessoas sobre o mundo”.

O Fidé é gratuito e é realizado até domingo na Cinemateca.

Programação:

Sexta (27):

19h30: Sessão de abertura com o documentário ‘327 Cadernos’, de Andrés Di Tella, e bate-papo com o diretor argentino.

Sábado (28):

14h: Retrospectiva com cópias digitais restauradas de 60 filmes realizados pelos Irmãos Lumière entre os anos de 1895 e 1905.

15h30: Documentários da Ucrânia, Brasil, Dinamarca e República Tcheca.

17h: Exposição fotográfica “24”.

17h30: Documentários da Inglaterra, Itália, Brasil/ Senegal e Brasil/Israel.

19h: Documentários da Argentina, Portugal, Brasil, Espanha e Israel.

20h30: Debate “Memória do passado e do futuro”.

Domingo (29):

16h: Documentários da Alemanha, Brasil, Portugal/Sérvia, Suíça e Bélgica/Vietnã.

17h30: Pocket show loop room com Thiago Ramalho.

18h: Especial DocNomads com documentários realizados por alunos de mestrado internacional.

19h30: Documentários do Brasil, Bélgica e Polônia.