Produção de grãos cai 14% no Paraná

Lorena Pelanda


35 milhões de toneladas de grãos devem ser colhidas no Paraná durante a safra 2017/2018. O número é 14% menor que a safra passada. São quase seis milhões de toneladas a menos que estão deixando de ser colhidas, principalmente feijão, milho e trigo.

O motivo é a falta de chuva que atinge a região. Segundo o diretor do Departamento de Economia Rural, Marcelo Garrido, a situação mais crítica é do milho, que tem uma quebra de 30%. “O milho foi bastante afetado. Temos início de colheita, com 14% da área colhida. Já temos um impacto bastante significativo. A produção deve ficar em torno de 9 milhões de toneladas”, avalia.

A colheita da soja, já encerrada, rendeu um volume de 19 milhões de toneladas, 4% a menos que no ano passado, quando foram colhidas quase vinte milhões de toneladas. Foi a segunda maior safra da história.

De acordo com a Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento, o cenário impacta o preço dos produtos, que registram aumento de 60% em relação ao valor praticado.

 

Previous ArticleNext Article
Coordenadora de jornalismo da rádio BandNews FM Curitiba
[post_explorer post_id="539423" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]