Noite de piquenique e atividades culturais na Rua XV

Jordana Martinez


Fábio Buchmann – CBNCuritiba

Todos dias, segundo dados da prefeitura, passam pelo calçadão da Rua XV de Novembro aproximadamente 250 mil pessoas. É a maior circulação de pedestres da capital.

Mas, basta o sol ir embora que o local vai ficando vazio. À noite, a Rua das Flores vira um deserto. Para preencher esta lacuna num dos principais cartões postais da cidade, um grupo de arquitetas e designers está organizando uma espécie de piquenique cultural.

O evento, que ocorre nesta quinta-feira, será realizado em parceria com alunos da UFPR e da UTFPR. Para uma das organizadoras, a arquiteta e urbanista Danielli Wal, a ideia é diminuir um pouco a sensação de insegurança na região durante o período noturno.

“Antigamente a rua XV era um ponto muito importante da cidade para as pessoas se encontrar, tomar café, conversar, inclusive durante a noite, e hoje em dia isso não acontece. Isso gera muita insegurança, muita violência durante a noite. Por isso que a gente pensou e teve essa ideia do piquenique noturno, para ocupar conscientemente a cidade”, afirmou em entrevista à CBNCuritiba.

Para participar os interessados podem levar uma canga ou uma toalha para ser estendida no calçadão, um pouco de comida para ser compartilhada e um saco de lixo para que os resíduos sejam recolhidos.

O piquenique na XV começa à partir das 18:30 no Chafariz da Rua das Flores, entre a Avenida Marechal Floriano e a Dr. Muricy.

A ideia do piquenique surgiu a partir de um levantamento sobre espaços sem uso na capital paranaense, os chamados vazios sociais. O estudo será divulgado durante a Expo Arquitetura para Curitiba 2017. As datas e os locais ainda não foram definidos.

Previous ArticleNext Article
Profissional multimídia com passagens pela Tv Band Curitiba, RPC, Rede Massa, RicTv, rádio CBNCuritiba e BandNewsCuritiba. Hoje é editora-chefe do Paraná Portal.
[post_explorer post_id="3588" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]