Novo adesivo mede glicose sem necessidade do uso de agulhas

Jordana Martinez e Agência Brasil


Nature Nanotechnology publicou, nesta segunda-feira (09), um estudo sobre um novo adesivo que serve para medir o nível de glicose através da pele, o que pode fazer com que milhões de diabéticos não precisem usar agulhas para fazer as medições periódicas. A informação é da EFE.

O adesivo atua por uma micro corrente elétrica que extrai a glicose do fluido entre as células epiteliais através dos folículos pilosos. Segundo o estudo da Universidade de Bath, no Reino Unido, as leituras do nível da substância podem ser feitas a cada 10 ou 15 minutos ao longo de várias horas.

Baixo custo

De acordo com a equipe que desenvolveu o adesivo, a expectativa é que o dispositivo seja de baixo custo e que envie as medições a smartphones  e alerte se é necessário tomar alguma medida.

O próximo passo é melhorar o design do adesivo para otimizar o seu número de sensores, demonstrar sua total eficácia durante um período de 24 horas e realizar testes clínicos fundamentais.

Previous ArticleNext Article
Profissional multimídia com passagens pela Tv Band Curitiba, RPC, Rede Massa, RicTv, rádio CBNCuritiba e BandNewsCuritiba. Hoje é editora-chefe do Paraná Portal.
[post_explorer post_id="516357" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]