Aniversário da Biblioteca Pública tem shows, exposições e conversa com Ruy Castro

Guilherme Grandi


Os 160 anos da Biblioteca Pública do Paraná serão comemorados nesta terça-feira (7) com uma grande programação cultural desde o começo do dia. O acervo, considerado um dos maiores do país, vai dividir as atenções com a abertura da exposição “Retrato de um Artista”, que reúne 30 desenhos publicados no jornal mensal Cândido, da própria instituição. Será à partir das 10h30, logo após a abertura das portas. Entre as ilustrações expostas, estão alguns de autoria de escritores consagrados da literatura nacional e internacional, como Miguel de Cervantes, Ernest Hemingway, Mário de Andrade, Hilda Hilst e Dalton Trevisan assinados por nomes como Allan Sieber, Bennet, André Ducci e Pedro Franz, entre outros.

Já a tarde, às 16h, o trio do músico Hélio Brandão apresenta um repertório de clássicos do jazz e da música popular brasileira no piso principal do prédio. E no começo da noite, às 19h30, o jornalista e biógrafo Ruy Castro abre a temporada 2017 do projeto Um Escritor na Biblioteca, em que ele participa de um bate-papo com o público.

Aliás, a presença de Castro é uma das mais aguardadas do dia. Ele teve mais de 20 livros lançados no mercado nacional, como as biografias de Nelson Rodrigues, Garrincha e Carmen Miranda. O bate-papo será no recém reformado auditório da Biblioteca.

As comemorações dos 160 anos continuam durante todo o mês, com oficinas, atividades para o público infantil e um bate-papo, no dia 25, com o escritor argentino Alberto Manguel, diretor da Biblioteca Nacional da Argentina. Todos os eventos são gratuitos.

A reforma
O aniversário da Biblioteca Pública do Paraná vem após uma grande reforma de todo o prédio, com a modernização da estrutura projetada pelo arquiteto Manoel Coelho com recursos da montadora Renault. A revitalização abrangeu o auditório da instituição, os banheiros, guarda-volumes, o hall do segundo andar (que ganhou novo mobiliário) e a seção de empréstimos (remanejada para dar lugar a um café), entre outros espaços. A inauguração oficial da obra está prevista para o dia 16 de março.

Serviço:
Biblioteca Pública do Paraná
Rua Cândido Lopes, 133, Centro
41 3221-4917

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="480261" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]