Autora do best-seller “Boca do Inferno” participa de bate-papo na Biblioteca Pública nesta terça (11)

Guilherme Grandi


A edição de julho do projeto Um Escritor na Biblioteca terá como convidada a romancista Ana Miranda, nesta terça-feira (11). O escritor paranaense Miguel Sanches Neto fará a mediação do bate-papo, em que o convidado fala sobre suas obras e experiências de leitura.

Ana Miranda nasceu em Fortaleza, em 1951. Passou parte de sua infância e juventude em Brasília e, depois, mudou-se para o Rio de Janeiro — hoje vive no Ceará. Estreou na literatura em 1978, com a coletânea de poemas Anjos e demônios.

Em 1989, lançou seu primeiro romance, Boca do inferno, livro que venceu o prêmio Jabuti (revelação) e se tornou best-seller. Ambientada na Bahia do século XVII, a história traz para o primeiro plano duas figuras marcantes da cultura brasileira: o poeta Gregório de Matos e o jesuíta Antonio Vieira. O livro foi traduzido em vários países, como Suécia, Dinamarca, Holanda, Argentina, Itália, Estados Unidos, Espanha e Inglaterra.

A autora cearense ainda escreveu outros romances, como Desmundo (1996), Amrik (1997) e Dias & Dias (2002, prêmio Jabuti de romance e prêmio da Academia Brasileira de Letras).

Um Escritor na Biblioteca foi um projeto realizado pela Biblioteca Pública do Paraná na década de 1980 e retomado em 2011, com a participação de autores brasileiros de variadas gerações, entre os quais João Gilberto Noll, Affonso Romano de Sant’Anna, Elvira Vigna, Marçal Aquino, Luci Collin, Reinaldo Moraes e Fabrício Carpinejar. Os depoimentos são gravados e, posteriormente, publicados no jornal Cândido e editados em formato de livro pelo Núcleo de Edições da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná.

Serviço:
Um Escritor na Biblioteca – Ana Miranda
Terça (11), às 19h30, na Biblioteca Pública do Paraná
Rua Cândido Lopes, 133, Centro
Entrada gratuita.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="7503" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]