Sem categoria
Compartilhar

‘Bimobaba’ coloca em questão o corpo feminino na dança

Da redação, com Metro CuritibaO espetáculo de dança ‘Bimobaba’ estreia nesta quarta-feira (15) na Casa do Damasceno, com..

Guilherme Grandi - 14 de março de 2017, 15:40

O espetáculo de dança faz uma viagem artística pelo corpo feminino. (foto: Mariana Lopes/divulgação)
O espetáculo de dança faz uma viagem artística pelo corpo feminino. (foto: Mariana Lopes/divulgação)

Da redação, com Metro Curitiba

O espetáculo de dança ‘Bimobaba’ estreia nesta quarta-feira (15) na Casa do Damasceno, com cinco apresentações abertas ao público. A peça de dança contemporânea foi contemplada com o prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna em 2015. A apresentação conta com um exercício artístico de um corpo feminista. O projeto surgiu das práticas e discussões vivenciadas em residências artísticas por Bia Figueiredo, criadora do espetáculo. “Tentamos trazer questões sobre o corpo feminino em toda a sua pluralidade. Nosso objetivo é falar sobre o corpo de diversas formas”, conta Figueiredo.

As principais referências da artista são poemas de Angélica Freitas e trabalhos de Yves Klein, pintor francês que chegou a criar uma nova tonalidade de azul, usada na peça como ferramenta visual. “Usamos esse azul por ser uma cor artificial, não orgânica e dificilmente encontrada na natureza”, explica Figueiredo.

Além das apresentações na Casa Damasceno, o espetáculo será encenado também nas praças Tiradentes e Santos Dumont. O grupo também lançará o flipbook “Bimobaba”, criado por Jessica Luz, com distribuição gratuita; um texto crítico que desdobra a cena, escrito por Francisco Mallmann, e uma oficina intitulada "Imagem e movimento: Faça você mesmo", ministrada por Bia Figueiredo .

Serviço:

"Bimobaba"

Estreia quarta (15), às 20h, na Casa do Damasceno

Rua Treze de Maio, 991, São Francisco

Outros horários na Casa: Quinta a sábado, às 20h. Domingo, às 19h.

Entrada gratuita

Apresentações de rua:

Dias 12 e 19 de abril, às 15h, na Praça Tiradentes (Rua Saldanha Marinho, ao lado da Catedral, Centro).

Provocação: Camila Jorge

Dias 26 de abril e 3 de maio, às 15h, na Praça Santos Dumont (Rua Cruz Machado esquina com Ébano Pereira, Centro).

Provocação: Ricardx Nolasco