Brasileiro recebe salário em real e paga imposto em dólar, diz Oriovisto

Pedro Ribeiro

senador oriovisto guimarães

 

Para o senador Oriovisto Guimarães (Podemos) “os brasileiros recebem seus salários em real e pagam imposto em dólar”. Ele reclamou do preço do combustível cobrado pela Petrobras, baseado no mercado internacional, mas criticou principalmente a alta porcentagem de impostos estaduais e federais que incidem sobre o preço básico dos combustíveis.

— Ora, se o preço básico é em dólar, o imposto é em dólar. Nós estamos recebendo em reais e pagando combustíveis e impostos, ICMS, PIS/Pasep, Cide, impostos federais também, em dólares.

Oriovisto lembrou que o presidente Jair Bolsonaro tem dito que tirou todos os impostos federais, mas na verdade ainda tem Cide, PIS/Pasep, Cofins, o que representa 15% do preço do combustível. Acrescentou que o ICMS representa 29% e que tudo isso é baseado no dólar.

O senador lembrou que há tempos, numa declaração considerada bastante infeliz, o ministro Paulo Guedes, da Economia, disse que o dólar estava tão barato que até as empregadas domésticas podiam ir para a Disneylandia. E frisou que, se o objetivo fosse impedi-las de ir para Orlando, já tinha sido alcançado, pois elas não podem mais. “Aliás, não pode mais a enorme maioria dos brasileiros, com o valor do dólar nas alturas”.

Previous ArticleNext Article
Pedro Ribeiro, jornalista editor-chefe do Paraná Portal
[post_explorer post_id="793625" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]