Brinquedos interativos mostram às crianças como a ciência pode ser divertida de aprender

Guilherme Grandi


Tal qual a matemática, a ciência pode ser um assunto fascinante se for bem explicada em como pode ser usada no nosso dia a dia. E é isso que a mostra ‘XPerience’ faz às crianças dentro do Guritiba, um dos eventos paralelos ao Festival de Teatro de Curitiba.

A ação, que começou na última semana, tem vinte brinquedos interativos que explicam como a ciência está presente em tudo o que há ao nosso redor. Segundo Anamaria Lima, responsável pela mostra, a ideia “tem como foco especial as leis da física, de forma lúdica e divertida”.

Uma das instalações, por exemplo, é uma velha conhecida dos desenhos animados e das feiras de ciência. O uso da energia estática em que, ao colocarmos as mãos sobre uma esfera, nossos cabelos ficam arrepiados. Ou ainda a velha brincadeira das bolhas de sabão, mas com as crianças dentro, em que se faz uma película ao juntar dois aros e levantá-los em sentidos contrários.

Há também o “Cinema”, que é uma sequência de 12 imagens refletidas por tiras de espelho criando a ilusão de movimento contínuo das imagens.

Serviço:
“XPerience”
Até domingo, dia 9, das 10h às 18h no Museu Oscar Niemeyer
Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico
Ingressos a R$ 10, disponíveis no site do Festival

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="5162" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]