Câmera registra primeiro arrastão em ônibus de Curitiba

Fernando Garcel


Um ônibus da linha Curitiba/Tamandaré, um dos primeiros equipados com câmeras de monitoramento pela Viação Sul, registrou, na última quarta-feira (11), um arrastão. Esse foi o primeiro assalto gravado desde que a Comec, empresa que gerencia o transporte na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), instalou os equipamentos.

Empresas de ônibus querem botão do pânico para acionar polícia

As imagens captaram a ação dos dois homens, armados com facas, que entraram no veículo na Avenida Mateus Leme, no bairro Abranches. Eles levaram dinheiro do cobrador do ônibus e celulares de passageiros. Os vídeos foram encaminhados para os órgãos de segurança pública e a Polícia Civil deve abrir um inquérito para investigar o arrastão.

Veja as imagens: 

[insertmedia id=”SkM8fdguXJU”]

Monitoramento

A instalação de câmeras de vigilância no transporte público é uma obrigação prevista em lei aprovada em 2011. De acordo com o texto, as empresas são obrigadas a instalar os equipamentos em todos os os ônibus, estações-tubo e terminais da capital, mas há um ‘empurra-empurra’ entre empresas, governo e órgãos de segurança pública sobre a responsabilidade e custos das câmeras.

Lei que obriga instalação de câmeras em ônibus de Curitiba não é cumprida

O assunto voltou a pauta após a série de assaltos, arrastões e confrontos em ônibus da região e se tornou uma reivindicação dos trabalhadores da categoria após a morte de um cobrador em julho. Na RMC, a Comec está testando as câmeras em linhas de ônibus intermunicipais. Em Curitiba, onde o sistema é gerenciado pela Urbs, não há previsão para a instalação dos equipamentos.

Leia também:

Motoristas e cobradores param por uma hora em protesto por mais segurança
Trabalhadores do transporte protestam em Curitiba após morte de motorista

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="460903" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]