Carga tributária bate recorde

Pedro Ribeiro


 

Deu no Estadão. A carga tributária do País bateu recorde histórico e atingiu 35,07% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2018, o equivalente a R$ 2,39 trilhões. O pico anterior da série, iniciada em 1947, era de 2008. No ano passado, cada brasileiro recolheu em média R$ 11.494 em impostos e precisou trabalhar 128 dias só para quitar compromissos com o Fisco.

Segundo o levantamento, feito pelos economistas José Roberto Afonso e Kleber de Castro, o peso dos tributos sobre as empresas e pessoas físicas teve um crescimento de 1,33 ponto porcentual em relação a 2017, o maior salto em relação ao exercício anterior dos últimos 17 anos. O resultado reforçou os questionamentos sobre a tese aventada no final da década passada, de que, após a crise global, teria havido uma quebra estrutural na trajetória crescente da carga tributária brasileira. (Estadão).

Previous ArticleNext Article
Pedro Ribeiro
Pedro Ribeiro é jornalista com passagens pela Gazeta do Povo, Folha de Londrina e O Estado do Paraná. Foi pioneiro com a criação do jornal eletrônico Documento Reservado e editor da revista Documento Reservado. Escreveu três livros e atuou em várias assessorias, no governo e na iniciativa privada, e hoje é editor de política do Paraná Portal.