Sem categoria
Compartilhar

Cinema do Brasil ocupa o Espaço Itaú (de graça)

Com Metro JornalA rede de cinemas Itaú Cultural comemora 30 anos de atuação no Brasil. Com centros em São Paulo, Rio de ..

Guilherme Grandi - 14 de agosto de 2017, 16:12

Indicado a 4 Oscars em 2004, ‘Cidade de Deus’ é um dos destaques. [foto: divulgação]
Indicado a 4 Oscars em 2004, ‘Cidade de Deus’ é um dos destaques. [foto: divulgação]

Com Metro Jornal

A rede de cinemas Itaú Cultural comemora 30 anos de atuação no Brasil. Com centros em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Porto Alegre e Salvador, o grupo faz uma mostra para comemorar a ocasião com 36 filmes que foram importantes na história do cinema nacional e que serão exibidos tanto nos complexos, com entrada franca, quanto no site da instituição até esta quarta (16).

A seleção contempla obras que vão desde a retomada da produção audiovisual no Brasil, nos anos 1990, até produções mais recentes. Com isso, a programação apresenta ‘A Dama do Cine Shangai’ (1987) de Guilherme de Almeida Prado e ‘Carlota Joaquina – Princesa do Brazil’ (1995), de Carla Camurati, que são marcos da retomada, chegando até a produções como ‘2 Filhos de Francisco’ (2005), de Breno Silveira, e a premiada animação ‘O Menino e o Mundo’ (2014), de Alê Abreu.

“Escolhemos uma seleção que, a nosso ver, dá uma panorâmica sobre a cinematografia brasileira, que também colocamos no mercado durante os últimos 30 anos”, diz um dos curadores da mostra, Adhemar Oliveira.

A programação não apresenta apenas ficções como também documentários importantes, entre eles os premiados ‘Santo Forte’ (1999), de Eduardo Coutinho, e ‘Martírio’, de Vincent Carelli, que estreou no ano passado durante o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

A programação completa da mostra pode ser conferida através do site do evento.