Cinesolar chega ao Paraná com ação ecológica

Guilherme Grandi


Com Metro Jornal

Nesta terça (3), o município de Rio Branco do Sul recebe o Cinesolar, um cinema itinerante movido a energia solar que chega ao Paraná.

Criado em 2013, o projeto tem como objetivo promover questões ligadas à sustentabilidade por meio da exibição de filmes que levantam reflexões sobre o tema.

Primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável, o Cinesolar une arte e cinema para mostrar que o uso da energia solar é possível e pode ser uma realidade no Brasil.

Desde o início de suas atividades, o projeto já realizou mais de 200 sessões em várias cidades do país, alcançando 400 mil expectadores.

A iniciativa funciona a partir de uma van equipada com placas solares que, por meio de um sistema de conversor de energia solar para elétrica, exibe filmes e apresentações artísticas.

A idealizadora do projeto, Cynthia Alario, disse ao Metro Jornal que o objetivo do Cinesolar é difundir cinema e sustentabilidade. “Temos essa proposta de ter uma ação que transcenda o cinema em si, mas que trabalhe a arte e que mostre para as pessoas que a energia solar é uma possibilidade real. É muito mágico, pois juntamos cinema com tecnologia e trazemos energia solar. Apesar de ser algo difundido no mundo inteiro, no Brasil ainda é novidade, e ver os olhos das pessoas brilhando, independente da idade, é muito bom”.

Em Rio Branco do Sul, o Cinesolar promove sessões de cinema gratuitas com um telão de 200 polegadas, sistema de projeção e som, e 200 assentos para o público.

Serão exibidos quatro curta-metragens infantis às 18h30, que têm como tema a sustentabilidade, como “Pajerama”, “Procura-se” e outros dois filmes que serão escolhidos na hora. Já às 19h30 será exibido o longa-metragem “Minhocas”.

Além dos filmes, o Cinesolar promove a Oficinema Solar, um evento fechado que recebe cerca de 30 alunos de escolas da região, que acontece na Associação dos Servidores Municipais.

Caso chova, o evento será transferido para o Ginásio de Esportes José Percy Mainardes, na Rua Domingos Alessandro Nodari.

Serviço:
Terça (3) na rua Domingos Alessandro Nodari, nº 52, em frente à Câmara Municipal, Rio Branco do Sul.
Gratuito.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="8707" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]