Com blogs, Youtube e Snapchat, internet vai além de apenas mero entretenimento!

Guilherme Grandi


Com Metro Curitiba

Antenados com o universo dos negócios e comunicação de marcas, blogueiros e “instablogueiros” – variação que surgiu para nomear pessoas que profissionalizam o Instagram – estão transformando as mídias sociais em profissão e engordando a conta bancária. Segundo a publicitária e professora de Mídias Digitais da Faculdade DeVry Metrocamp de Campinas, Eliane El Badouy, o fenômeno está atrelado ao engajamento e capacidade de criar vínculos.

“A primeira coisa que precisa ter em mente é que as redes sociais sempre existiram. Independentemente da internet, grupos que compartilham os mesmos interesses sempre estiveram unidos. Com a internet isso foi se intensificando e as marcas perceberam uma oportunidade de exposição ao usar a mídia social de um influenciador digital. Porque quando você vê uma pessoa comum indicando determinado produto, isso tem mais valor para o consumidor. A força da mídia social está em pessoas comuns produzindo conteúdo para outras pessoas comuns”, esclarece a especialista.

Analisando oportunidade de negócios na internet, a jornalista Tábata Boccatto, que mantém o blog Last Look, fundou o It Bloggers, coletivo de blogs do interior do Estado de São Paulo que reúne influenciadores digitais de cidades como Campinas, Piracicaba, Americana, Rio Claro e Ribeirão Preto. “No It Bloggers nós temos um departamento comercial que sempre analisa oportunidades para os blogueiros. Percebemos a importância de ter esse canal porque muitas marcas estavam vindo para o interior de São Paulo e buscando pessoas influenciadoras em determinados segmentos”, conta Tábata.

Além de design diferenciado, fotos de qualidade e conteúdo dinâmico, ganhar espaço na internet requer constância e profissionalismo. “Tem que ser relevante. Hoje em dia somos bombardeados de informações que vêm de todos os lados. Então, ao criar um blog, você precisa ser relevante. Ninguém quer mais do mesmo”, alerta Eliane. Além disso, é necessário ter planejamento e estratégias comerciais.

“Tem que fazer uma agenda de postagens para deixar a plataforma sempre atualizada e conhecer o seu público. Também é muito importante ter conhecimento de audiência e mostrar resultados para as marcas”, indica a Tábata do It Bloggers.

Como monetizar as redes sociais?

– Crie um blog com layout personalizado.
– Seja autêntico. Perfis “fakes” não duram por muito tempo.
– Conheça o seu público e seja relevante.
– Encare o seu blog ou canal no YouTube como profissão e tenha planejamento.
– É importante definir dias para postar conteúdo e reservar espaço na agenda para produzir novos materiais.
– Excesso de postagem pode transmitir impertinência. Seja moderado nas atualizações.
– Tenha um mídia kit da sua mídia digital. O mídia kit é o “cartão de visita” da sua página e possui informações importantes como número de seguidores, assuntos abordados na sua plataforma e espaços disponíveis para publicidade.
– É possível monetizar as mídias digitais com banner de anúncios, posts pagos e parcerias. Sinalize os posts patrocinados porque o leitor não gosta de ser enganado.

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