Filhos de associados da Copacol participam das atividades do Grupo de Jovens

ISAE

Em busca de um futuro de qualidade no campo, aproximadamente 160 filhos de associados da Cooperativa Copacol participam das atividades promovidas pelo Grupo de Jovens – o Programa de Desenvolvimento Jovens Cooperados (PDJC). Segundo reportagem publicada na Revista Copacol, jovens empreendedores rurais, vêm fortalecer ainda mais a parceria entre o cooperativismo e a sustentação de suas famílias.

Sangue jovem no empreendedorismo Rural

Anderson Zuck, de 27 anos, junto com o irmão Elivelton, entram para a história da Cooperativa, por serem um dos primeiros a investirem na integração de bovicultura de leite. “Eu estou ansioso demais para crescer no negócio em que eu sempre trabalhei com meus pais. Gosto da tecnologia, das novidades e pretendo evoluir cada vez mais”, relata Zuck.

Já a jovem Camila Loana dos Santos, de 28 anos, quer colocar em prática todo o ensinamento aprendido nos cursos para jovens. Camila orienta e coordena ao lado do pai, os funcionários no manejo de dois aviários e nove represas para a criação de peixes. “Já é o terceiro curso voltado para jovens que participo na Cooperativa e pretendo continuar, porque os assuntos abordados estão totalmente voltados aos meus interesses enquanto profissional do campo”, explica.


Parceria de sucesso Copacol/ISAE

“O programa foi desenhado em resposta a uma preocupação que as cooperativas, principalmente as do agronegócio, possuem que é a sucessão familiar. Então participamos de todo esse processo de sucessão e da reorganização com os associados da Copacol”, ressalta Antônio Raimundo dos Santos, diretor de Educação da Escola de Negócios.

Além da sucessão e capacitação nas finanças (pessoal e profissional), a parceria também aprimora a comunicação interpessoal (incluindo os aspectos específicos de comunicação entre gerações), ferramentas de inovação e de sustentabilidade na gestão da propriedade, definição e planejamento de objetivos pessoais. “Esses meninos, que serão herdeiros dessas propriedades, começam a atuar também como lideranças. Vejo isso como um trabalho consistente, fundamental e estratégico para as cooperativas, pois envolve a sucessão e a continuidade, o fortalecimento e a recuperação do que é realmente o cooperativismo, que é mais que um negócio, tem um espírito e um produto próprio”.

Encerramento do Programa de Jovens

No encerramento do programa, os jovens apresentaram projetos com foco na sustentabilidade, diversificação e expansão das atividades. Os trabalhos contemplaram os 5R´s da sustentabilidade:

1 – ‘Repensar’ – antes de efetuar qualquer compra, reflita se é realmente necessária tal aquisição. Avaliar quais os danos que o produto pode causar ao meio ambiente ou à sua saúde;
2 – ‘Recusar’ – Recuse produtos que vem em embalagens de plástico, prefira as recicláveis, como de vidro e metal ou as biodegradáveis. Utilize ecobags ao invés de usar a sacolinha plástica do mercado. Prefira as mercadorias de empresas que tenham compromisso com o meio ambiente;
3 – ‘Reduzir’ – Reduza o consumo, adquirida produtos de qualidade e com maior durabilidade. Outras formas de reduzir são: preferir alimentos à granel, levando seu próprio recipiente, utilizar lâmpadas LED, usar pilhas recarregáveis, etc. Desta forma, além de ter uma economia, você reduz o seu lixo;
4 – ‘Reutilizar’ – Dê uma nova vida para materiais que já foram utilizados. Resíduos de plásticos, papeis, metal, madeira, entre outros, podem ser utilizados no artesanato, se tornando lindas peças de decoração;
5 – ‘Reciclar’ – Faça coleta seletiva na sua casa, seus resíduos serão reciclados e transformados em outros produtos. Ao reciclar, economiza-se energia, recursos naturais, contribui para a redução da poluição e prolonga a vida útil dos aterros sanitários.

ISAE Coop

O Programa de Desenvolvimento Jovens Cooperados é resultado do trabalho contínuo do ISAE – Escola de Negócios junto às cooperativas. Relacionamento que é fortalecido por meio do trabalho do ISAE COOP, atuante em diversos ramos do cooperativismo de forma personalizada, em busca permanente da excelência nas entregas, com destaque na mensuração de resultados. Conheça.

Post anteriorPróximo post