Dia da Mulher terá atividades saudáveis e culturais em Curitiba

Simone Giacometti


O Dia Internacional da Mulher, nesta sexta-feira (8), será celebrado com caminhadas e atividades saudáveis em Curitiba. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude e da Assessoria de Direitos Humanos e Políticas para Mulher, preparou uma série de caminhadas simultâneas para colocar as curitibanas em movimento.

A programação começa às 8h com caminhadas saindo de bairros diferentes da cidade. Todas terão como destino a Praça Afonso Botelho, na Rua Engenheiros Rebouças, s/n, no Água Verde.

No local, a partir das 10h, as mulheres serão recebidas com atividades recreativas e de lazer, como aulas de alongamento, aulão de ritmos, tai chi chuan, além do ônibus Lilás, que estará na praça com orientações sobre direitos da mulher.

Se chover, as caminhadas e as atividades da Praça Afonso Botelho serão suspensas. Segundo o Simepar, a previsão de chuva nesta sexta-feira é para tarde. Com o tempo seco pela manhã, a dica é separar aquele tênis confortável e sair caminhar pela cidade.

Todas as atividades são gratuitas e não é preciso fazer inscrição, basta se juntar ao grupo e participar.

Caminhadas

A primeira caminhada vai sair às 8h da Rua da Cidadania do Pinheirinho. Na sequência as mulheres também vão sair em caminhada do Terminal Capão Raso, Centro de Esporte e Lazer (CEL) Arthur Bernardes, da Avenida Presidente Getúlio Vargas, Praça Oswaldo Cruz e do Centro de Referência em Esporte e Atividade Física (Creaf), no Guaíra.

Aplicativo Saúde Já Curitiba

Nesta sexta-feira (8) será lançado o Aplicativo Saúde Já Curitiba.   Na nova atualização da ferramenta, houve a inclusão das funções “Meu Pré-Natal”, para apoio no acompanhamento da gestação, e “Urgências”, que traz orientações sobre como agir em situações de urgências clínicas, odontológicas, violência sexual e contato com HIV.

Na cerimônia de lançamento, também haverá a apresentação da nova carteira pré-natal da Família Curitibana e do novo protocolo da Rede Mãe Curitibana Vale a Vida.

Cultura 

Artistas plásticas, cineastas, escritoras, fotógrafas, dançarinas, ceramistas, artesãs. A programação do Mês das Mulheres da Secretaria de Estado da Cultura destaca trabalhos importantes de mulheres protagonistas das artes no Paraná.   Do pioneirismo da pintora Íria Correia em meados do século XIX à arte contemporânea da artista Geórgia Kyriakakis. Do olhar sensível da fotógrafa Adriana Andrade ao trabalho do coletivo de multiartistas negras Ero Ere.

A mostra de filmes Cinema de Mulheres dá início à programação e marca a abertura oficial do evento nesta sexta-feira (08), às 19h, no Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) com exibição de O espelho de Ana, de Jessica Candal, e do curta Lírion, de Camila Macedo. Durante todo o mês serão exibidas obras nacionais e estrangeiras dirigidas por cineastas mulheres, sempre terças e quintas, às 15h, no miniauditório do museu.

Ainda no dia 8 de março, o Museu Oscar Niemeyer (MON) conduz uma visita mediada pela exposição Luz = Matéria, que reúne cerca de 200 obras de artistas do acervo. O percurso será realizado por obras de artistas mulheres que estão na mostra. No mesmo dia ocorre uma oficina de autorretrato em stêncil chamada Tenho a mim mesma. As atividades serão conduzidas pelo Educativo do MON.

 Foto: Ricardo Pedrosa Macedo
Efigênia Rolim

A Biblioteca Pública do Paraná distribui, no mês de março, marcadores de livros com imagens de três grandes escritoras: Ana Cristina César, Helena Kolody e Virginia Woolf.

O encerramento do Mês das Mulheres será no dia 30 de março, às 11h, com a abertura de uma exposição em homenagem à historiadora e crítica de arte Adalice Araújo reunindo material de arquivo e pesquisa do MAC-PR, além de obras relacionadas à sua produção crítica. A mostra será no hall da Secretaria de Estado da Cultura.

Nesta sexta-feira (8/3), será comemorado o Dia Internacional da Mulher e as regionais Boa Vista e Boqueirão terão uma programação especial para homenagear as curitibanas.

Atividades nas Ruas da Cidadania

Na Rua da Cidadania do Boa Vista, a programação começa com a apresentação dos violinistas Eli Beraldi e Dito Salgado do Grupo Curitando, às 9h. As mulheres que passarem pela rua entre 9h e 17h poderão fazer maquiagem e tirar fotos em um cenário fotográfico montado exclusivamente para elas.

Das 9h às 12h, as curitibanas vão participar de um bate-papo com uma nutricionista, sobre os cuidados com cabelos e unhas. As participantes vão provar um suco feito com produtos naturais.

Durante o dia serão expostas em um varal frases inspiradas nas mulheres. Cada uma poderá escolher uma frase e levar para casa. Também serão distribuídas 50 rosas.

Boqueirão

Na Rua da Cidadania do Boqueirão, as atividades começam às 10h com uma apresentação musical. Também serão distribuídos bombons para as servidoras da rua e flores para mulheres que passarem pelo Cras Alto Boqueirão.

Já no dia 15 de março, o Distrito Sanitário do Boqueirão vai abordar o tema saúde da mulher, para a comunidade e as servidoras, no auditório II da Rua da Cidadania.

Programação do Dia Internacional da Mulher

Regional Boa Vista

Apresentação do Grupo Curitando: das 9h às 9h30

Maquiagem e cenário para fotos: das 9h às 17h

Bate-papo com nutricionista: das 9h às 12h

Varal de frases e distribuição de rosas: das 9h às 17h

Data: sexta-feira (8/3)

Local: Rua da Cidadania Boa Vista (Avenida Paraná, 3.600, Boa Vista)

Regional Boqueirão

Apresentação musical: às 10h

Data: sexta-feira (8/3)

Local: Cras Alto Boqueirão (Rua Oliveira Viana, 1.804, Alto Boqueirão)

Entrega de flores: às 10h

Data: sexta-feira (8/3)

Local: Rua da Cidadania Boqueirão (Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8.430, Boqueirão)

Conversa sobre saúde da mulher: às 9h

Data: sexta-feira (15/3)

Local: Rua da Cidadania Boqueirão (Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8.430, Boqueirão)

 

 

Com informações da Prefeitura de Curitiba e Agência Estadual de Notícias

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="600153" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]