Emater promove evento para capacitar criadores de peixes em Santa Helena

Mariana Ohde


Emater e Prefeitura de Santa Helena realizam no Município, nesta quarta-feira, 5 de julho, dois eventos técnicos de campo sobre criação de peixes. Pela manhã, será na propriedade do agricultor Paulo Schneider, da comunidade Linha Vista Alta e à tarde, com outro grupo de participantes, no sítio do também agricultor Cesar Abitante, comunidade Linha Vera Cruz. Cerca de 60 pequenos produtores já se inscreveram para participar do treinamento.

O extensionista Devanir Brigantini conta que o objetivo dessa iniciativa é levar informação técnica para que aqueles que já lidam com a piscicultura possam melhorar o resultado de seus cultivos e também capacitar produtores que pensam em apostar num novo negócio e melhorar a renda de suas propriedades. “Por isso, estamos trazendo como palestrante o técnico Cesar  Ziliotto que é um grande especialista no assunto. Ele trabalha em Maripá, município aqui da região que tem uma das pisciculturas mais desenvolvidas do País, onde criadores de tilápias conseguem produtividade média de 55 toneladas por hectare de lâmina d’água”.

Para desenvolver a capacitação técnica dos criadores, a Emater hoje conta com a colaboração de  quatro famílias que já lidam com a piscicultura. Uma delas é a do Paulo Schneider, que cedeu sua propriedade para receber os demais produtores na manhã de quarta-feira. As quatro propriedades adotam rigorosamente todas as orientações levadas pelos profissionais do Instituto e por isso são consideradas referência em criação de tilápias no Município

Previous ArticleNext Article
Mariana Ohde
Repórter no Paraná Portal