Sem categoria
Compartilhar

Escotismo na Web TV Itaipu

Já parou para pensar sobre o que exatamente um Escoteiro faz? Tem um amigo que participa de um grupo, mas não faz ideia ..

Caderno Gente - 28 de fevereiro de 2018, 09:11

Já parou para pensar sobre o que exatamente um Escoteiro faz? Tem um amigo que participa de um grupo, mas não faz ideia do que acontece por lá? Ou pra você que é escoteiro, já parou pra pensar no que acontece no universo do Escotismo em todo o país? A partir deste mês de fevereiro, uma produção dos Escoteiros do Brasil traz ao público uma série de programas que contarão, de forma animada e interativa, o que de fato os Grupos Escoteiros fazem nos encontros e na rotina aventureira.

Batizada de Jornada Escoteira, a webTV tem apoio da Itaipu Binacional e é apresentada por adolescentes e jovens que participam do Movimento Escoteiro. O projeto mostra por meio de diferentes quadros uma boa parte da cultura escotista. O foco é poder apresentar o mundo dos escoteiros para o público que nunca teve contato com ele, além de ser um entretenimento a mais aos jovens de todo o país que participam do Movimento. Como meio de transmitir os valores do Escotismo, o programa traz sessões que contam a história de Robert Baden-Powell, que fundou o Movimento.

Surgido na Inglaterra no início do século passado e praticado por mais de 100 mil pessoas em todo o país e cerca de 40 milhões em todo mundo, o Movimento Escoteiro visa contribuir para a educação não-formal de crianças, adolescentes e jovens. Para isso, utiliza um plano com valores, conceitos e atividades que colaboram na formação dos escoteiros, contribuindo diretamente na construção de um sociedade melhor, em que as pessoas tenham um papel importante e se realizem pessoal e profissionalmente.

Para o diretor de Relações Institucionais dos Escoteiros do Brasil, Antonio Livio Jorge, a produção é uma oportunidade de compartilhar os benefícios do Escotismo. “Pra que a gente possa compartilhar as maravilhas do Método Escoteiro, agora temos esta oportunidade tão importante”, explica, citando o sistema progressivo de ensino que rege o Movimento Escoteiro.

Entre os quadros que o Jornada Escoteira apresenta, um exemplo é o ‘Cozinha Minuto’, que trará receitas da culinária mateira – característica dos acampamentos escoteiros – em um minuto, de forma prática e rápida, mas ainda eficiente, sendo útil tanto para escoteiros como aventureiros. Outra parte do programa é o ‘Manual do Campo’, que mostra as pioneirias - técnicas Escoteiras de amarra e montagem que vão desde utensílios como fornos, cadeiras e mesas, até barcos, pontes e estruturas suspensas para barracas. Na sessão ‘Escoteirando’, os apresentadores demonstram a utilização dos equipamentos mais comuns entre os escoteiros, como montagem de mochilas, como fazer nós e também detalhes dos uniformes – como os laços e insígnias.

O programa também terá o quadro ‘Na Atividade’, que apresentará as atividades que estão sendo desenvolvidas em todo o Brasil, pelos grupos espalhados de norte a sul do País, como forma tanto de inspirar os Grupos Escoteiros, como mostrar ao público o que acontece nos encontros. As tradicionais músicas cantadas pelos escoteiros também terão espaço no programa, na sessão ‘Canções Escoteiras’. E quem assistir à webTV também descobrirá, em cada edição, algum ‘famoso’ do mundo que foi ou é escoteiro!

A webTV Jornada Escoteira foi lançado no último dia 22 de fevereiro, data de aniversário do fundador do Movimento, Baden-Powell. O primeiro episódio está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=o_kyVvTx2GM&t=267s