Começou a etapa de rodeios da 45ª Expoingá

Mariana Ohde

Pela primeira vez em Maringá, a Professional Bull Riders (PBR) abre a etapa de rodeios da Expoingá. O evento aconteceu nesta sexta-feira (12), na Arena do Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro.

O rodeio, que vai até domingo (14), fecha os eventos da 45ª Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá.

Durante três dias, a arena de shows e rodeio receberá 25 competidores, para as disputas do Monster Energy PBR. Os rounds ocorrem até domingo, quando também é realizada a final, com os oito mais bem colocados. Os pontos conquistados em Maringá são válidos para os rankings nacional e internacional.

A PBR chega com grande expectativa para a 5ª maior feira agropecuário do país. “Estamos felizes em trazer um evento deste nível para a Maringá. Temos muitos fãs deste esporte por aqui e tenho certeza que será uma das etapas mais disputadas”, diz Adriano Moraes, tricampeão mundial da modalidade e diretor de competições da PBR no Brasil.


Os ingressos podem ser adquiridospelo site www.totalacesso.com/evento/expoinga_2017ou nas bilheterias do Parque.

Os atletas

Tanto os homens quanto os touros são considerados atletas e suas apresentações valem notas, que podem chegar aos 100 pontos máximos. A somatória deste total é feita de 50% dos competidores e 50% dos animais.

Entre os destaques está o paranaense Márcio Roberto, de São Carlos do Ivaí, os irmãos Romário Leite, Wilton Leite e William Leite (Brotas), além do atual líder do campeonato, José Vitor Leme, de Ribas do Rio Pardo (MS). Os touros são das companhias F. Bulls, Império, Paulo Emílio, PH, Rancho 3 Irmãos/Floreal e Tércio Miranda.

A PBR

Criada em 1994, a PBR é a maior organização mundial de montaria em touros e um fenômeno desportivo global, presente nos Estados Unidos, Brasil, Canadá, México e Austrália, e foi constituída pela união de 20 competidores, que acreditaram que o sonho em comum se tornaria realidade.

Hoje, as transmissões da PBR atingem mais de meio bilhão de domicílios em 40 nações e territórios pelo mundo e levam milhões de pessoas nas 250 etapas por onde passa no mundo, como em Las Vegas, nos Estados Unidos, e Barretos, no Brasil.

O mundial da categoria é o Built Ford Tough Series, responsável por reunir 35 dos melhores atletas da modalidade, de diferentes nacionalidades, que viajam pelos Estados Unidos disputando etapas em busca de pontos para o tão sonhado título e do milionário prêmio de US$ 1 milhão de dólares.

A empresa também tem revelado grandes nomes do esporte, como os brasileiros Adriano Moraes e Silvano Alves, ambos os únicos tricampeões da modalidade. Eles se unem a outros atletas brasileiros e, juntos, deixa o Brasil com nove títulos mundiais nessas 23 finais realizades até hoje.

No Brasil, a PBR está presente desde 2006, promovendo campeonatos nas arenas dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná. Suas principais etapas são realizadas dentro dos maiores eventos agropecuários e rodeios nessas regiões.

Manejo dos touros

A PBR possui diretrizes globais de atenção e cuidados com os animais que participam de suas competições, os quais são tratados com todo respeito.

A empresa está inteiramente comprometida em assegurar a saúde, a integridade e o respeito a cada animal que entra em suas arenas. Todos os eventos estão amparados pelas leis federais, que regulamentam a montaria em touros.

Post anteriorPróximo post
Mariana Ohde
Repórter no Paraná Portal