
Agenda: veja 5 dicas para você curtir Curitiba nesta segunda-feira (22)
Guilherme Grandi
22 de maio de 2017, 00:02
O Polo de Pato Branco sediou na última semana um curso de aproveitamento de resíduos orgânicos. Mais de 80 técnicos, est..
Mariana Ohde - 22 de maio de 2017, 08:53
O Polo de Pato Branco sediou na última semana um curso de aproveitamento de resíduos orgânicos. Mais de 80 técnicos, estudantes e produtores compareceram ao evento, realizado em parceria com Unidade Mista de Pesquisa e Transferência de Tecnologia (Umiptt), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Embrapa.
Ministrado pelo pesquisador Marco Antônio de Almeida Leal, da Embrapa Agrobiologia, o programa do curso abordou, de forma teórica e prática, informações e tecnologias para aproveitamento de resíduos e produção de substratos orgânicos para utilização nas lavouras.
“Foi uma oportunidade para a construção participativa de conhecimentos sobre este tema, por meio do relato e troca de experiências dos técnicos e agricultores presentes”, avaliou Leal.
No dia seguinte o Polo de Pato Branco realizou um dia de campo sobre produção de batata orgânica, conduzido pelos pesquisadores Nilceu Ricetti de Nazareno, do Iapar, Antônio César Bortoletto e Giovani Olegário da Silva, os dois últimos da Embrapa.
Estratégias do programa de melhoramento de batata das instituições, manejo da fertilidade e adubação e aspectos do custo de produção e da cadeia produtiva foram os temas abordados.