Sem categoria
Compartilhar

Expoingá recebe encontro de mulheres do agronegócio

Cerca de 200 mulheres, entre produtoras e trabalhadoras rurais, participaram do encontro Mulheres que Fazem a Diferença ..

Mariana Ohde - 10 de maio de 2017, 08:38

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Cerca de 200 mulheres, entre produtoras e trabalhadoras rurais, participaram do encontro Mulheres que Fazem a Diferença no Agronegócio Brasileiro, realizado nesta terça-feira (9) durante a 45ª Exposição da Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá (Expoingá).

O objetivo do evento foi debater a participação da mulheres na economia rural. Dez palestrantes participaram do evento, entre elas as pecuaristas Elizabeth Obino Cirne e Carla Freitas. Também esteve presente a produtora paranaense Cecília Barros de Melo Falavigna, de Floraí, conhecida como “Rainha da Soja”. O encontro contou com a presença de mulheres dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Minas Gerais e Goiás.

A secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, também esteve presente e destacou a contribuição das mulheres agricultoras e agroempresárias para o desenvolvimento do estado. “O Paraná gera 18% da produção nacional de grãos e é o terceiro maior exportador do agronegócio, criando milhares de empregos diretos e indiretos ao longo da cadeia produtiva. Este ano teremos, mais uma vez, safra recorde no estado e as cooperativas agropecuárias preveem um crescimento de mais de 15% no faturamento”, afirmou a secretária.

Fernanda disse ter certeza que grande parte deste sucesso se deve à contribuição e ao trabalho das mulheres, no campo e nas cidades. “Com ousadia e coragem, elas ocuparam seu espaço e participam de forma cada vez mais ativa na composição da renda familiar. Hoje são reconhecidas como profissionais em qualquer área e podem contribuir cada vez mais porque têm competência”, enfatizou.