Exposição “Elas” retrata o universo feminino nas artes plásticas

Guilherme Grandi


Foi aberta nesta semana uma exposição em homenagem às mulheres, principalmente a participação delas na cultura. “Elas” é o sugestivo nome dado à mostra em cartaz desde quarta [8] no Centro Juvenil de Artes Plásticas, e que possui obras com técnicas variadas, como desenho, pintura, escultura e um vídeo de trabalho cênico, desenvolvido com o tema “universo feminino”.

São diversas telas que retratam a mulher e as artistas em cenas cotidianas, em diferentes movimentos. O CJAP fica na Rua Mateus Leme, 56, no Centro Histórico.

Além desta exposição, a programação também abrange um workshop com a fotógrafa e bailarina Cida Demarchi no dia 16. “Mulher! A beleza de cada uma” propõe uma reflexão sobre os padrões de comportamento que levam ao desenvolvimento da baixa autoestima nas mulheres. Além disso, faz uso de imagens e da dança para a retomada da autoconfiança. Das 14h às 17h no Museu Alfredo Andersen Rua Mateus Leme, 336, São Francisco)

Já o Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC/PR) realiza, no dia 22, uma visita mediada à exposição do acervo “Anos 60/70: Um panorama”, com o curador Ronald Simon. A mostra faz um passeio nas obras de artistas brasileiras como Pietrina Checcacci, Bia Wouk, Cybele Varela, Gilda Belczak, Guita Charifer, Helena Wong, Suzana Lobo, Yolanda Mohalyi, entre outras, presentes na mostra. É a partir das 15h na Rua Desembargador Westphalen, 16, Centro.

Também no dia 22, às 19h30, o Museu da Imagem e do Som abre a exposição “Parto Delas”, da fotógrafa e jornalista Luciana Zenti. O trabalho de Luciana nos remete a histórias de vida cuja essência é o protagonismo e a força feminina. As imagens, produzidas em uma maternidade pública, revelam a beleza de mulheres dando à luz e nos convidam a entrar intimamente no mundo do parto humanizado. Fica na R. Barão do Rio Branco, 395, Centro.

E para encerrar o mês, no dia 27, às 18h30, no hall da Secretaria de Estado da Cultura, abre a exposição em homenagem à atriz e produtora Regina Vogue, uma das mais importantes atrizes do Paraná. Na R. Ébano Pereira, 240, Centro.

Previous ArticleNext Article