Exposição “Esperança da Cidade” destaca Curitiba ao mundo

Guilherme Grandi


Com Metro Jornal

A exposição “Esperança da Cidade”, produzida pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), mostra imagens de seis cidades sustentáveis, entre elas, duas brasileiras, Curitiba e Fortaleza. As outras imagens são de Santo Domingo (República Dominicana), Joanesburgo (África do Sul), Cochim (Índia), Medellín (Colômbia).

Esta exposição foi planejada para o Habitat III, conferência das Nações Unidas dedicada à construção da nova agenda urbana mundial, que aconteceu em 2016. Agora, a mostra chega ao Memorial de Curitiba.

No Brasil, as duas cidades retratadas foram fotografadas pelos fotojornalistas Jorge Cardoso, de Fortaleza e Zuleika de Souza, de Curitiba.

O Parque Barigui, um dos locais preferidos dos curitibanos para prática de exercícios físicos, passeios e visitas turísticas e um dos cartões postais da cidade, foi a imagem escolhida para ser mostrada na exposição.

A Agência Francesa de Desenvolvimento é uma instituição financeira pública que implementa a política definida pelo governo francês de combate à pobreza e promoção do desenvolvimento sustentável. A AFD mantém uma rede de 75 agências em quatro continentes e financia projetos para a melhoria de vida e proteção do planeta.

No Brasil, a instituição apoia há 10 anos projetos para o crescimento sustentável e inclusivo das cidades por meio de políticas de investimento em baixo carbono, que favorecem o clima e estimulem a inclusão.

Segundo a AFD, os impactos positivos dessa iniciativa trazem melhorias na mobilidade urbana e ordenamento dos territórios, eficiência energética e energias renováveis, preservação do meio ambiente e gestão responsável.

Serviço:
Memorial de Curitiba (R. Claudino dos Santos, 79 – Centro Histórico).
Até o dia 10 de janeiro de 2018. De terça a sexta das 9h às 18h. Fim de semana, das 9h às 15h.

Previous ArticleNext Article