Exposição fotográfica explora universo surrealista

Caderno Gente

Isabella Mariana - Fly me to nowhere

Isabella Mariana / Fly me to nowherePor Julie Gelenski

Navegar através desses retratos é como imaginar um mundo paralelo, onde a lei da gravidade foi revogada, dando lugar a um universo surrealista.

Na fotografia conceitual e surrealista, as ideias e histórias são transformadas em imagens metafóricas que podem ser interpretadas de diversas formas, inclusive em formato de sonhos.

Essas obras permitem levitar, ter asas, tratando os objetos fotografados de maneira otimista e lúdica. Geralmente, os fotógrafos começam seu processo criativo com a identidade, o rosto ou o corpo de uma pessoa. No entanto, o artista que utiliza técnicas de fotografia conceitual, começa com uma ideia.

É neste universo que a artista Isabella Mariana se encaixa. Ela encontra inspiração para ideias em todos os lugares: filmes, natureza, livros, sentimentos, ilustrações, histórias de vida, ou em várias outras coisas. Uma vez que tem um conceito claro em mente, ela tira um pedaço de papel e desenha as diferentes maneiras que a ideia poderá ser representada num quadro.

As fotos da artista são frutos de bastante planejamento. Partindo da ideia dos desenhos, ela começa escolhendo um modelo, explorando locais e fazendo adereços. Só então ela finalmente sai para a captura das imagens.

Isabella Mariana - Fly me to nowhere
Foto:Isabella Mariana /Fly me to nowhere

 Fotógrafos que gostam de imagens com momentos espontâneos podem não gostar de encher tantas páginas de cadernos com planos, mas para Isabella, cadernos de ideias são uma ótima maneira de evitar bloqueios criativos. Tal riqueza de ideias é também o que ela mais gosta em fotografia.

A artista aprecia trabalhar com número infinito de possibilidades, esperando para ser criado. Não importa quem é o modelo, ela sempre pode imaginar uma história para contar. 

A artista Isabella Mariana

Isabella Mariana é uma artista especializada em fotografia conceitual que está ganhando o Brasil.

Seu trabalho é instigante e tem despertado o interesse de agências de publicidade e propaganda pelo país a fora, além de convites para palestras sobre seu processo criativo.

Para quem ainda não conhece seu trabalho, a artista fará uma mostra individual à partir da próxima quarta-feira (21), no Dizzy Concert Café, com curadoria do economista e produtor cultural Pedro Loyola.

Isabella Mariana - Fly me to nowhere
Isabella Mariana /Fly me to nowhere

 

Serviço:

Exposição: Isabella Mariana – Fly me to nowhere
Abertura: dia 21/12, quarta-feira. A exposição vai até 30 de dezembro, retornando depois das férias do Dizzy, de 13 de janeiro até 18 de fevereiro.
Horário: a partir das 19h
Local: Espaço do Dizzy Café Concert.
R. Treze de Maio, 894 – Centro, Curitiba.

 

 

Previous ArticleNext Article