Sem categoria
Compartilhar

TCE assina acordo com INPE para monitoramento de obras por satélite

Presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Fábio Camargo, assina dia 9, em Brasília, com o ministro da Ciência e Tecn..

Pedro Ribeiro - 04 de dezembro de 2021, 14:33

Presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Fábio Camargo, assina dia 9, em Brasília, com o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais-INPE, para monitoramento, via satélite, das grandes obras no Paraná, inclusive as que estão paralisadas.

Segundo o presidente do TCE, o projeto visa treinar pessoal técnico do Tribunal do Paraná para analisar as imagens que serão fornecidas pelo INPE, ampliando as ações de fiscalização sobre as obras. A viabilidade técnica do projeto já foi confirmada pelo ministro Marcos Pontes, que destacou o projeto por ser inédito e com condições de ser estendido aos 33 Tribunais de Contas brasileiros.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, que será responsável pelo projeto, já testou o projeto em três obras no Paraná: hospital em Francisco Beltrão, pavimentação da Estrada do Socavão, no município de Castro, e a reforma e ampliação do Aeroporto de Maringá. Foram utilizados dois satélites (CBRES-4 e CBRES-4A), que registraram em detalhes a evolução das obras, com imagens nítidas e aproximadas.

Com a nova tecnologia haverá um ganho expressivo na quantidade de obras fiscalizadas e um acompanhamento mais preciso do cronograma de execução.