Fábula conta às crianças como surgem as cores em um mundo preto e branco

Guilherme Grandi


O cartunista, ilustrador e escritor Marco Jacobsen lança neste sábado (28) seu primeiro livro voltado ao público infanto-juvenil. Autor da coletânea de cartuns “Confesso” (2007) e “Lendas Brasileiras – Natureza Viva” (2009), o artista gráfico faz sua estreia como escritor de literatura infanto-juvenil com a fábula “Onde estão as cores”.

A história se passa em um reino em preto e branco que, da noite para o dia, é transformado com o surgimento das cores. O final, surpreendente, explica o porque da classificação como uma fábula. ” É uma história que criei para ajudar minha filha a superar um medo. A estratégia funcionou e acabou virando o livro, que dedico aos meus filhos, Yasmin e Theo”, conta o autor.

Os desenhos, parte essencial da narrativa, são do próprio escritor, que assina mais de 10 ilustrações de livros, como “Lenda das Águas”, escrito pelo jornalista Zeca Corrêa Leite, e “Shakespeare: Sua Época e Sua Obra”, de Liana Leão.

Em “Onde Estão as Cores”, Jacobsen explica o sistema de cores usado na indústria gráfica, de forma divertida, em um conto de fadas escrito para gerações de pequenos leitores com senso de humor apurado. “Essas gerações gostam muito de humor e estão conectadas com ele. Faz parte da linguagem da internet, do cinema feito para os jovens e deve fazer parte também da literatura, sem que a fantasia e os recursos, que mexem com a imaginação tão importante na infância se percam. Usando do humor, a narrativa é recebida por crianças e adolescentes como um conteúdo mais inteligente e atrativo”, diz.

O pré-lançamento da obra aconteceu em setembro, na Feira do Livro 2017 de Ponta Grossa (PR). No sábado (28), o autor faz o lançamento em Curitiba, na Livraria Arte & Letra. Ele participa do “Encontro com Autores”, que também marca o lançamento de outras cinco obras de literatura infantil, entre elas “Versos Puxando Verso, Vamos repertorizar” (Sandra Bozza) e “Boneco Biscoito” (Regina Shudo e Sandra Bozza), ambos ilustrados por Jacobsen.

Marco Jacobsen é ilustrador, artista gráfico, cartunista, tatutador e escritor. Em 28 anos de carreira, publicou seu trabalho em vários jornais, revistas e livros de todo o país. É autor dos livros Confesso e Lendas Brasileiras – Natureza Viva e criador da tirinha do Theo.

Serviço:
Lançamento do livro “Onde estão as cores”
Sábado (28), das 11h às 17h, na Livraria Arte & Letra
Al. Dom Pedro II, 44, Batel
Entrada gratuita.

Previous ArticleNext Article