Feira agroecológica da UEM oferece alimentos saudáveis em Umuarama

Mariana Ohde


A feira Agroecológica de Inclusão Social, Cultura e Artes de Umuarama, conhecida como Faisca, oferece variedade de alimentos e também programação cultural em Umuarama. Aberta todos os sábados, das 16h às 19h, a feira é fruto de um projeto da Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários (IEES), da UEM, vinculada ao Departamento de Ciências Agrárias, do câmpus da UEM, em Umuarama (CAU).

O idealizador da Feira, professor Max Emerson Rickli, coordenador da IEES, explica que a iniciativa reúne num mesmo espaço público dança, música, artesanato e produtos agroecológicos num ambiente bem agradável.

Para o professor universitário, a Faisca nasceu com a finalidade de gerar trabalho e renda para os agricultores atendidos pelos projetos agroecológicos dos cursos de agrárias da UEM, mas hoje representa muito mais do que isso. Os produtores atendidos pela UEM reconhecem que a Faísca fecha o ciclo de produção e de distribuição dos alimentos que são cultivados e beneficiados por eles. Por outro lado, a Faísca é uma opção para os consumidores que procuram alimentos livres de agrotóxico.

Além das hortaliças, frutas de época e área de alimentação, a faísca também abre espaço para a comercialização de artesanato feito de produtos recicláveis, o que acaba unindo o conhecimento agroecológico com arte e cultura. Para compor o grupo não precisa pagar nada, mas tem que produzir o que vai vender e seguir os preceitos da economia solidária, que se preocupa com a segurança alimentar, isto é, em oferecer comida saudável; foca na preservação do meio ambiente; e na questão social, que está ligada à garantia de qualidade de vida para quem produz e quem consome.

E a Faísca também é cultura. No último fim de semana, a atração da feira foi Abner Costa e o Festival de Cerveja Artesanal Blues. Além degustar versões inusitadas e saborosas da bebida, os frequentadores também puderam saborear deliciosos hambúrgueres gourmets.

A feira acontece nos fundos do estádio de Umuarama, onde acontece a feira do produtor. A programação dos próximos três fins de semana contará com Manduca, Cintia Santos e Ricardo Braga, todos com shows no estilo voz e violão.

Previous ArticleNext Article
Repórter no Paraná Portal
[post_explorer post_id="480950" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]