Festival põe em cena a arte do teatro musical a partir desta terça (5)

Guilherme Grandi


Com Metro Jornal

Começa nesta terça (5) o Festival de Teatro Musical Projeto Broadway, um evento idealizado pela própria escola para fomentar e incentivar em Curitiba produções com a linguagem do teatro musical. Em sua primeira edição, o festival busca formar plateia e dar visibilidade aos artistas das várias áreas do teatro musical.

Para isso, serão apresentados 3 espetáculos: “Clube dos Corações Partidos: Um Musical em Quadrinhos”, “Como Terminar Seu Roteiro Sem Fazer Esforço” e “A Chorus Line”.

A primeira montagem, baseada no filme “Dick Tracy”, abre o festival trazendo a investigação de um assassinato em que a única testemunha é uma ambiciosa e sedutora cantora de nightclub. Em meio a uma trama que mescla romance e mistério, o chefe do Departamento de Polícia Vinil se envolve em jogos de interesse que confundem os limites que separam os mocinhos dos bandidos.

Nesse espetáculo, a trilha sonora é baseada nas músicas que Madonna e Stephen Sondheim fizeram para o filme.

Na quarta (6), “Como Terminar Seu Roteiro Sem Fazer Esforço” traz uma montagem cômica já apresentada pela escola e que agora ganha um novo elenco e algumas adaptações. Baseada no filme “Divertidamente”, a história é encenada por 50 atores e promete trazer grandes números de música e dança. O enredo gira em torno de Boy, um escritor talentoso que acaba de ter um de seus textos selecionados em um concurso de roteiros.

Entretanto, o rapaz enfrenta uma grande dificuldade de terminar as suas histórias pelas emoções com que convive o tempo todo: ansiedade, preguiça, empolgação e receio, que vivem em constante disputa na cabeça de Boy.

Na quinta-feira, a Cia. Projeto Broadway apresenta “A Chorus Line”, em uma versão reduzida de um dos maiores musicais da Broadway. Encerrando a programação, a peça se passa no palco de um teatro em que vários dançarinos passam por um processo de seleção para um futuro espetáculo. Na audição, os bailarinos lidam com antigas emoções para conquistar seus papéis e compartilham experiências e dificuldades sobre a profissão que exercem, como as limitações do corpo, problemas com questões sexuais e decepções em se tornarem artistas.

Em entrevista ao Metro Jornal, a diretora do festival, Giovana Póvoas, disse que um dos objetivos do evento é colocá-lo no calendário da cidade. “A ideia é fazer um festival para estimular e chamar mais pessoas e, a partir da segunda edição, convidar grupos de fora da escola para participarem. Temos um propósito de fomentar o público de teatro musical em Curitiba, então queremos estabelecer essa agenda na cidade, e que o público saiba que existe essa produção aqui”.

Giovana também contou duas novidades sobre o festival: o ensemble do coral cênico da Escola Projeto Broadway, que abre o último dia do evento com 5 músicas, e um pocket de “Hamilton”, montagem de sucesso da Broadway que traz uma coreografia de hip hop contemporânea. O Festival de Teatro Musical Projeto Broadway até quinta (7) às 20h no Teatro Regina Vogue. Ingressos de R$ 30 a R$ 60 na bilheteria do teatro ou na própria escola.

Previous ArticleNext Article