Sem categoria
Compartilhar

Furtos e roubos crescem em Maringá e região

Leonardo Filho | Metro Jornal MaringáA quantidade de furtos e roubos tem aumentado em Maringá e região neste ano. Relató..

Fernando Garcel - 28 de dezembro de 2016, 09:03

Leonardo Filho | Metro Jornal Maringá

A quantidade de furtos e roubos tem aumentado em Maringá e região neste ano. Relatório estatístico criminal, divulgado a cada três meses pela Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná (Sesp), mostra alta de 29,64% nos casos de roubos e 11,54% no índice de furtos. Para elaborar o relatório a Sesp leva em conta os dados de Maringá e mais 23 municípios da região que integram a 17ª AISP (Área Integrada de Segurança Pública).

Dentre os casos de roubos, o que apresentou maior crescimento foi contra residências. Enquanto de janeiro a setembro de 2015 foram 159 casos, no mesmo período deste ano as polí- cias Civil e Militar atenderam a 228 ocorrências. Com um volume bem maior, os casos de furtos a residências aumentaram 10,66%.

Com relação aos furtos e roubos de veículos, a alta média foi de aproximadamente 18%. A recuperação, no entanto, também aumentou e apresentou um crescimento de 17%.

Homicídios

Apesar da alta nos índices, os casos de homicídios e latrocínios apresentaram redução no ano de 2016. A queda em Maringá e região foi de pouco mais de 18%. Em Maringá, por exemplo, foram 26 casos entre janeiro e setembro de 2015, ante 23 neste ano.

Causas

Na avaliação da polícia, uma das causas para esse crescimento está na reincidência de criminosos que segundo o comando da PM (Polícia Militar) fica evidenciado por meio das audiências de custódias – em que presos capturados em flagrante são apresentados em 24 horas a um juiz que determina se ele fica ou não preso.

Segundo a PM, que no início deste mês debateu o assunto em um congresso técnico em Curitiba, em média 50% dos presos são liberados após essa audiência. O projeto foi implantado em Maringá em novembro do ano passado pelo Tribunal de Justiça do Paraná.

Capturar