
Durante missa, bispo católico prega boicote à Globo
Jordana Martinez
18 de outubro de 2017, 15:48
Com Metro JornalA Gibiteca de Curitiba celebra 35 anos de história e, em comemoração, promove várias atividades especiai..
Guilherme Grandi - 19 de outubro de 2017, 11:34
A Gibiteca de Curitiba celebra 35 anos de história e, em comemoração, promove várias atividades especiais a partir de desta sexta (20).
O espaço oferece ao público uma extensa programação, que inclui lançamento de livros, workshops, bate-papos, palestras, jogos, oficinas e exposições de quadrinhos.
O evento inclui 4 mostras expositivas que contemplam a produção curitibana de histórias em quadrinhos e que fazem uma retrospectiva da Gibiteca desde a sua criação.
Entre os destaques da programação, está o lançamento de um artbook feito pelo evento Geek City em homenagem aos 35 anos do espaço.
O coordenador da Gibiteca, Fúlvio Pacheco, ressaltou ao Metro Jornal a importância dessa celebração. “É uma data muito importante para a cidade, o espaço é o berço de muita coisa. Tudo o que vem acontecendo com HQ’s, ilustrações e desenhos animados a gente vem mostrando. A Gibiteca também é um espaço de formação das pessoas que querem aprender a desenhar, e é uma referência para elas”.
O quadrinista também chama a atenção para o papel desse espaço cultural na cidade. “Desde a sua criação, a Gibiteca sempre foi pensada como um espaço fomentador de linguagem. As pessoas vêm fazer cursos, ver exposições e vêm aos eventos, ela é muito mais esse espaço de socialização da classe dos desenhistas do que uma simples gibiteca”.
O evento, que além de comemorar busca reforçar o papel da Gibiteca como polo de formação e difusão de quadrinhos e ilustrações, contempla 5 novos lançamentos de quadrinhos e a exibição de outros 15 que foram lançados neste ano.
Criada em 1982, a Gibiteca oferece um espaço dinâmico e democrático que reúne ilustradores, designers, artistas plásticos, professores, estudantes e amantes de quadrinhos, e é a primeira gibiteca criada no Brasil.
Programação:
Sexta (20)
19h - Lançamento do Livro “A História dos Quadrinhos e da Gibiteca de Curitiba”.
19h - Abertura de exposições: “Retrospectiva da Gibiteca de Curitiba” na Sala Muller; “Retrospectiva Bienal de Quadrinhos” na Sala Noviski; “Marcatti 40” na sala Noviski e “Imágicas: os livros encantados de Luiz Antonio Aguiar e Márcia Széliga” na Sala Cretã.
Sábado (21)
14h - Jogarta na sala multiuso do Solar do Barão e oficina de ilustração e produção de texto na Sala Scabi.
17h - Bate-papo “O Processo de Criação”.
19h - Lançamento coletivo das revistas em quadrinhos “Planta”, “Silence” e “Nephilimaggadoth”.
20h - poket show “Fliperama Mundo Cão” com a banda Gretchen Cadillac.
Serviço:
Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533, Centro