GM de SJP multa motoristas Uber e Cabify no Afonso Pena

Andreza Rossini


Do Metro Curitiba

Uma operação da prefeitura de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, autuou diversos motoristas da Uber e Cabify na saída do Aeroporto Internacional Afonso Pena, na manhã de segunda-feira (24).Ver post

Durante duas horas e meia, das 8h às 10h30, a GM (Guarda Municipal) abordou 85 veículos e aplicou 32 notificações – nem todas para motoristas de aplicativos de transporte. Segundo a prefeitura, a operação não visou apenas a fiscalização do transporte irregular de passageiros, mas também o uso indevido de celular ao volante, falta do uso do cinto de segurança, entre outras infrações.

Há menos de quatro meses, em 30 de março, uma operação da GM que contou com apoio da PM (Polícia Militar), DER (Departamento de Estradas e Rodagem) e até da Urbs, na época, autuou 27 motoristas, sendo 24 deles por transporte irregular. Na oportunidade, o secretário municipal de Transportes, Miguel Ferreira de Paula, declarou que iria intensificar as operações.

Ontem, a operação esteve a cargo do secretário de Segurança Pública, Adriano Mühlstedt, que esteve presente ao local durante a ação. Segundo ele, blitze como esta são realizadas em diversas partes do município.

Quem também deu apoio à GM foi o próprio prefeito de São José dos Pinhais, Toninho Fenelon (PSC), passando uma clara mensagem de que não seguirá os passos de Rafael Greca (PMN), que na semana passada regularizou o serviço de transporte individual de passageiros na capital por meio de um decreto.

Como a notícia da blitz se espalhou rápido por aplicativos de mensagens, a oferta do serviço foi praticamente nula na manhã de ontem. Em nota, a Uber disse não concordar com tais penalidades porque o serviço prestado pelo motorista parceiro não só encontra respaldo na legislação Federal (Política Nacional de Mobilidade Urbana – Lei 12.587), mas ainda na própria Constituição Federal (exercício da livre iniciativa e liberdade profissional). Já a Cabify defendeu a regulamentação do serviço na RMC e informou que os motoristas que não se sentem confortáveis não devem fazer corridas na região do aeroporto.

 

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="444213" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]