GM registra 53 ocorrências de assédio dentro de ônibus em Curitiba

Jordana Martinez


BandNewsCuritiba

De acordo com um balanço da Patrulha Maria da Penha, da Guarda Municipal de Curitiba, de janeiro a agosto de 2017, foram realizados 53 atendimentos a mulheres assediadas no transporte coletivo da cidade. O número total de assédios em ônibus não pode ser contabilizado já que muitas vítimas ainda não denunciam. A viatura mais próxima ao itinerário do ônibus pode ser acionada pelo telefone 153. Qualquer pessoa dentro do veículo pode solicitar o atendimento. A coordenadora da Patrulha, Cleusa Pereira, explica que esse tipo de atendimento pode ser realizado por qualquer guarda municipal.

“A gente desloca uma viatura de imediato para o local. Liga para 153, passa para nós o trajeto que esse ônibus está fazendo, qual a via, que a gente chega o mais rápido possível”, explicou

O motorista do ônibus também deve ser avisado para estacionar o veículo. O agressor é encaminhado à delegacia. A Patrulha Maria da Penha foi criada em março de 2014 e desde o início dos trabalhos até o mês de agosto de 2017 realizou cerca de nove mil atendimentos relacionados a violência doméstica. Treze guardas municipais em quatro viaturas trabalham exclusivamente com os casos. As mulheres que recebem medida protetiva podem solicitar a visita periódica da equipe.

Somente neste ano, foram realizadas mil e quatrocentas visitas. No total, 69 agressores tiveram que ser encaminhados a delegacia, por descumprirem as medidas protetivas. A Coordenadora da Patrulha explica que na maioria destes casos o agressor ameaçou a mulher ou tentou se aproximar da vítima, desrespeitando a distância estabelecida pela Justiça.

“Geralmente é ameaça, geralmente o agressor liga ou tenta fazer algum tipo de contato com a mulher que tem medida protetiva e aí faz ameaça. Ou às vezes tenta invadir até a própria residência”, revela.

O número para acionar emergencialmente a Patrulha Maria da Penha é o 153.

Previous ArticleNext Article
Profissional multimídia com passagens pela Tv Band Curitiba, RPC, Rede Massa, RicTv, rádio CBNCuritiba e BandNewsCuritiba. Hoje é editora-chefe do Paraná Portal.
[post_explorer post_id="454670" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]