Golpe: “Ponto Frio” vende Samsung Galaxy a R$ 399, mas oferta é em página falsa

Guilherme Grandi


Que os golpistas de internet estão cada vez mais criativos e ousados, não é novidade para ninguém. Quem está navegando pelo Facebook nesta terça (25) já deve ter se deparado com uma oferta incrível da rede de lojas Ponto Frio, como um Samsung Galaxy por apenas R$ 399. A oferta é tentadora, os olhos chegam a brilhar e o seu cartão de crédito com certeza deus uns pulos no bolso!

Mas, não se engane. Assim como já diria o velho ditado “quando a esmola é demais, o santo desconfia”, esta também é para ficar com o pé atrás. E isso foi confirmado pela própria Ponto Frio: se trata de um golpe! A página “Pinguim – Semana de Ofertas”, que não é oficial e está promovida no Facebook, tem mais de 620 curtidas, e uma das postagem, com a oferta tentadora do smartphone, teve mais de 80 compartilhamentos.

Além da página, um website falso simulava a aparência do Ponto Frio, inclusive induzindo o internauta a preencher dados pessoais, desde nome e endereço até informações do cartão de crédito. Claro que, como todo golpe, estes dados eram roubados. O chamado “phishing” consiste em roubar os dados da pessoa e depois usar a esmo. Como está tudo ali, você só vai saber que foi vítima de um golpe quando chegar a fatura do seu cartão no final do mês (ou quando alguma loja recusar por ter estourado o limite).

Por isso, muito cuidado! Ao entrar em uma loja virtual, sempre verifique se o site possui o selo de verificação azul ao lado do nome. Claro que o cuidado não para por aí. Também verifique se o protocolo HTTPS aparece no link divulgado. Além disso, é bom abrir uma nova aba do seu navegador e entrar direto no site da loja para conferir se a oferta realmente existe.

Se você perceber que foi vítima de um golpe, entre em contato com a operadora do seu cartão de crédito ou banco, e siga os procedimentos orientados.

Previous ArticleNext Article