Governo do Paraná apresenta projetos na Expoingá

Mariana Ohde


A 45ª Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá, a Expoingá 2017 foi aberta oficialmente nesta sexta-feira (5), com a expectativa de gerar negócios na ordem de R$ 400 milhões.

O governador Beto Richa participou da solenidade e ressaltou os avanços do agronegócio do Paraná. “A agricultura é a mola propulsora da economia do nosso estado. Temos, por exemplo, a maior safra de grãos, fruto do trabalho dos agricultores, que com o suor do trabalho produzem riquezas para o estado”, afirmou.

A Expoingá prossegue até o dia 14 de maio. Entre os órgãos do governo estadual presentes no evento estão Emater, com o projeto “fazendinha”, que mostra as inúmeras opções de atividades aos pequenos produtores; a agência paranaense do BRDE, que oferece crédito para fomento aos negócios, além da Sanepar e Copel. “A Feira tem ações diretas do governo estadual, das políticas públicas desenvolvidas para que o Paraná seja referência em produção e qualidade pecuária”, completou a presidente da SRM.

Emater lança projeto 

A Emater vai lançar durante a Expoingá 2017 um novo projeto na área de sustentabilidade a agricultura. “É o programa Pró-Solo, de manejo de solos e água, com o objetivo de despertar no agricultor a necessidade de usar boas práticas para perpetuar a capacidade de produzir, a qualquer tempo”, explicou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara.

“O lançamento acontece na feira, porque é uma vitrine de produtos e serviços. Esta exposição tem facilidade de reunir pessoas para debater assuntos técnicos sempre necessários para os avanços e que buscam conhecimento e qualificação ampliada”, afirmou Ortigara.

A Secretaria da Agricultura também está presente na feira com o Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), que realiza pesquisas agrícolas e experimentos com café.

Evento espera receber 500 mil pessoas

A expectativa da Sociedade Rural de Maringá, realizadora da Expoingá, é que a feira receba 500 mil pessoas. Considerada uma das principais feiras agropecuárias do país e uma grande vitrine para exposição e comercialização de produtos paranaenses, a feira comemora 45 anos com o tema “Uma trajetória de Sucesso”. Inovações, tecnologia, novos conhecimentos, desenvolvimento genético, cultura, alimentação diversificada, shows musicais e rodeios programados para os 11 dias do evento.

Cerca de mil expositores da indústria, comércio, agronegócio, serviços, entretenimento e gastronomia participam, mostrando novidades do setor automobilístico, máquinas e implementos agrícolas, móveis, utensílios domésticos, vestuário, alimentação e, também, pequenos animais, bovinos, ovinos, equinos e caprinos.

Novidades

As novidades na Expoingá deste ano incluem o inédito Museu Itinerante do Videogame, que pela primeira vez vem a Maringá; o Espaço da Carne Gourmet, com apresentação de genética animal e qualidade da carne, e um grupo de teatro do Rio Grande do Sul e fala de forma lúdica sobre a importância do leite.

Previous ArticleNext Article
Repórter no Paraná Portal
[post_explorer post_id="2321" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]